Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2023%2F12%2FDENTES SENSIVEIS O QUE FAZER

Dentes sensíveis após uma restauração: o que fazer?

Embora seja um procedimento simples e rotineiro, a restauração pode deixar algumas pessoas com dentes sensíveis após o procedimento. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a sensibilidade dentária desaparece por si só dentro de alguns dias.

O que é a restauração dentária?

A restauração é um dos procedimentos utilizados para tratar cáries, que são áreas do dente deterioradas por bactérias. A cárie forma pequenos orifícios (buraco no dente) ou deteriora completamente os dentes, portanto a restauração preenche o buraco no dente devolvendo seu formato e sua cor original.

A finalidade da restauração, portanto, é remover o tecido deteriorado, restabelecer o formato e a cor original, proteger o dente e paralisar a infecção para não precisar extrai-lo no futuro.

As pessoas normalmente generalizam o tratamento da cárie apenas como sendo uma obturação, entretanto esse termo é apenas uma das etapas do tratamento para cárie.

Durante o procedimento, o dentista realiza a remoção do tecido cariado e preenche o orifício com resina ou porcelana. Nos casos de cárie profunda, é feito primeiro o tratamento de canal, obturação e finalização com a restauração.

O que sentirei após fazer uma restauração?

Todo o procedimento é realizado após o dentista anestesiar a área ao redor do dente afetado. Por consequência, o paciente não sentirá nada durante a primeira hora ou duas após a consulta. Entretanto, quando o efeito anestésico acabar, é possível que algumas pessoas sintam:

  • Dor no dente tratado ou nos dentes vizinhos
  • Sensibilidade com alimentos e líquidos quentes ou então frios
  • Sensibilidade na gengiva
  • Dor ao apertar os dentes
  • Dor ou sensibilidade para mastigar, escovar ou usar fio dental      
carie preparo restauracao 50kb
Remoção de tecido cariado e fechamento com restauração
onlay porcelana 50kb
Restauração do tipo Onlay em porcelana

Por que pode ocorrer sensibilidade e dor no dente após uma restauração?

Pulpite (inflamação da polpa dentária)

Antes de preencher a cavidade, o dentista remove o tecido cariado do dente por meio de uma broca que, mesmo irrigada, pode liberar calor. Em casos raros, esse calor causa inflamação da polpa dentária, que é o tecido conjuntivo presente no interior do dente.

Existem dois tipos de pulpite: a reversível, que é quando o dente fica sensível, porém a polpa cicatrizará e melhorará espontaneamente, e a pulpite irreversível, que é quando a polpa inflama, mas não consegue mais se recuperar. Neste caso o dente precisará de um tratamento de canal para remoção da polpa.

Caso ao iniciar a restauração, identifique-se que a cárie é profunda e haja a recomendação de tratamento de canal, o cirurgião dentista irá indicar os próximos passos, podendo haver a recomendação de núcleo e coroa, dependendo do caso. Caso haja necessidade de realizar uma coroa dentaria, importante destacar que há diversos tipos de coroas, que terão suas características explicadas pelo cirurgião-dentista.

Leia mais:

Alteração na mordida

Em alguns casos, uma restauração provisória ou até mesmo definitiva pode deixar o dente tratado levemente mais alto do que os outros dentes, interferindo nos movimentos de mastigação (fiz restauração e meu dente doi quando mastigo), ou de fechar a boca, gerando uma pressão extra no dente afetado.

Não se trata especificamente de uma restauração mal feita dente, mas um caso que necessita de refinamento.

E o que fazer quando a restauração do dente fica alta? É muito importante relatar o dentista se você está sentindo algum incômodo durante esses movimentos, para que ele possa realizar os ajustes necessários.

Odontalgia referida ou dor referida

É um fenômeno caracterizado pela sensação de dor em uma área em que não está exatamente sua fonte. No caso da dor após a obturação, o paciente relata sentir dor nos dentes ao redor do dente tratado.

Isso ocorre por uma confusão do cérebro em identificar onde exatamente está a dor. Os sinais de dor do dente restaurado podem se irradiar para outros dentes e dessa maneira gerar uma confusão. Em geral, esse desconforto desaparece no período de uma ou duas semanas.

Reação alérgica

A sensibilidade logo após a restauração dentária também pode estar relacionada com uma reação alérgica a algum material utilizado no procedimento. Além de sensibilidade, poderá ocorrer uma erupção cutânea ou prurido nas proximidades.

Se você tem conhecimento de que possui alergia a qualquer material ou produto, relate ao dentista antes de começar o tratamento. Felizmente hoje temos uma grande variedade de materiais que não causam reação alérgica em tratamentos odontológicos.

O que fazer se houver sensibilidade após fazer uma restauração?

  • Relatar ao dentista qualquer desconforto para dessa forma descartar alguma causa mais séria
  • Tomar corretamente a medicação prescrita pelo dentista
  • Evitar alimentos e bebidas quentes ou geladas nesse período
  • Evitar alimentos e bebidas ácidas
  • Escovar os dentes com movimentos suaves. Utilizar creme dental para dentes sensíveis pode ajudar.
  • Temporariamente, mastigar no lado oposto ao dente tratado

Existe remédio para dor de dente após restauração?

O paciente deve tomar apenas o remédio que o dentista prescreveu, que normalmente inclui analgésicos específicos.

Quanto tempo dura a dor depois de restaurar o dente?

A sensibilidade deve desaparecer dentro de duas a quatro semanas. Se a sensibilidade não melhorar após esse período, ou o dente restaurado doendo depois de muito tempo, dente restaurado latejando, ou ainda se a dor estiver atrapalhando as atividades normais do dia a dia, não deixe de entrar em contato com o dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *