enxerto_osseo_banco_de_ossos

Enxerto ósseo de banco de ossos

O banco de osso humano fornece material para Enxerto ósseo e implante dentário

A técnica de enxerto ósseo é utilizada para reconstruir a arcada dentária de pessoas que perderam muito osso após a perda de um ou mais dentes. Em muitos casos, o osso perde espessura e altura de forma tridimensional, o que dificulta a colocação de implantes, pois o implante necessita de osso para ser colocado.

Objetivos do enxerto ósseo do banco de osso humano

Para que o paciente possa sorrir novamente e ter uma boa estética bucal, o enxerto devolve o volume perdido ao osso atrofiado e em seguida, o dentista pode fazer o número de implantes necessários. O enxerto ósseo proveniente do banco de osso do Hospital das Clínicas da USP, IOT-FMUSP, é especialmente indicado para grandes defeitos ósseos que precisam de reconstruções. A apresentação do osso do banco de tecidos geralmente é em blocos que são adaptados ao leito a ser transplantado, e fixado com parafusos.

Alternativamente, em pequenos enxertos ósseos dentários como para o sinus maxilar, o procedimento pode ser feito com biomaterial do próprio paciente (autógeno), material sintético ou cristais derivados do osso de animais (xenógeno/osso liofilizado bovino). Em algumas cirurgias de grandes enxertos, fabricamos um protótipo a partir de uma tomografia computadorizada (foto), que facilita ao cirurgião o entendimento da área que receberá os enxertos de osso.

Vantagens do osso do banco de tecidos do Hospital das Clínicas da USP

Uma das vantagens do enxerto com ossos de um banco de tecidos é a rapidez. A cirurgia dura cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho da área. O tempo operatório e o pós cirúrgico são melhores, já que a anestesia é local e o procedimento é realizado no consultório do dentista. Além disso, o paciente não precisa passar por duas cirurgias.

Ou seja, uma para captar o osso de uma área doadora (nos casos autógenos) e outra para colocar o enxerto. A reabsorção do osso também é melhor, três vezes menor do que outro tipo de enxerto. Os locais de onde foram retirados possuem mais compatibilidade com a área receptora. Vale ressaltar que esta é uma técnica segura.

Como é a estrutura do banco de tecidos que utilizamos na Implart

O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP, possui toda a infraestrutura e recursos humanos necessários para realizar as atividades. Por exemplo, um centro cirúrgico próprio, totalmente isolado, para preparação do material coletado nas captações ósseas em ambiente asséptico, garantindo a esterilização dos implantes.

O controle é rigoroso, com manutenção da temperatura e monitoramento em gráfico para avalizar a qualidade dos enxertos antes e após seu processamento. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Comentários (2)

  • MARIA NEUMA

    Perdi a maior parte dos meus dentes há mais de 30 anos. Já fiz 3 implantes (os da frente), mas não ficou como eu imaginava, inclusive 1 deles amoleceu e não tive mais estimulo de fazer onde fiz da outra fez. Agora uso protese. Gostaria de saber se vocês fazem parcelamento de implantes, pois não tenho muita condição financeira para pagar à vista. desde já agradeço pela atenção.

    Atte.,

    • Olá Maria,

      Existem várias formas de pagamento disponíveis, bem como valores para enxerto ósseo dentário.
      Entretanto precisaremos conversar pessoalmente sobre esses temas em sua consulta presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011