Assimetria do sorriso e da face tem tratamento

A assimetria do sorriso é uma condição comum, caracterizada por apresentar diferenças visuais da boca, interna e externamente, se compararmos os dois lados da boca (lado direito ou esquerdo), ou parte superior com a inferior.

Assimetria do sorriso como corrigir?

Para entender melhor a assimetria do sorriso, imagine uma linha vertical traçada no centro da boca, dividindo-a em duas metades: direita e esquerda, ou uma linha horizontal dividindo a boca em metade superior e inferior.

É uma maneira de nos ajudar a perceber se há uma assimetria do sorriso, que pode ser: uma diferença na abertura da boca ao sorrir (um lado da boca abre mais do que o outro, mostrando de forma desproporcional seus dentes e gengivas), quando um canto do lábio está em um nível acima da linha em relação ao o canto labial oposto.

Também quando há um desvio do lábio superior em relação ao inferior (lábios tortos ao sorrir), ou falta de proporção entre lábio superior e inferior (tamanho ou volume dos lábios).

Assimetria na abertura da boca ao sorrir em que os dentes aparecem mais de um lado do que do outro
Falta de proporção no volume e tamanho dos lábios (assimetria labial), aspecto de boca torta, assimetria entre os dois cantos da boca.
Assimetria do sorriso – a abertura da boca é maior em um dos lados da boca, expondo mais dentes e gengivas do que do lado oposto.

Como vimos, o sorriso assimétrico pode se apresentar de diferentes maneiras, que vão desde aspectos sutis, até os casos mais severos (quando estas características geram impactos significativos na estética facial, na vida e autoestima da pessoa).

O portador de sorriso assimétrico pode deixar de aproveitar ocasiões sociais, deixar de sorrir, de tirar uma foto por conta de um problema que, na maioria dos casos, pode resolvido com facilidade ao realizar um tratamento para corrigir o sorriso assimétrico com dentista em São Paulo – SP.

O que causa o sorriso torto ou assimétrico?

É fato que, até mesmo em pessoas considerada muito belas, um lado do corpo não é exatamente igual ao outro. Ou seja, uma discreta assimetria em alguma parte do corpo é naturalmente aceitável e com a boca não poderia ser diferente.

Por que meu sorriso e torto? Em geral, a assimetria do sorriso se deve por diferenças de contração muscular facial, e dessa maneira quando a pessoa sorri e abre a boca, um lado do rosto se contrai mais em relação ao outro.

O tônus muscular facial, o desenvolvimento ósseo e de articulações podem sofrer variações entre os dois lados da face. Por exemplo, quando se tem o habito de mastigar sempre do mesmo lado ao longo da vida. Nesse sentido, a musculatura facial é exigida de forma diferenciada entre ou dois lados.

O mesmo ocorre quando se perdem vários dentes da boca e não ocorre rápido a reposição com implantes dentários, a boca se acomoda mas os dentes entortam e o funcionamento piora.

É como se uma pessoa fizesse musculação em apenas um dos braços, resultando em um membro mais fortalecido do que o outro. Ou seja, a forma como se respira e mastiga pode funcionar de maneira diferente em cada lado, resultando em distúrbios.

Mas há ainda causas patológicas (tumores, cistos, avc, paralisia facial), traumática (choque térmico, acidentes) ou até mesmo genética (características ósseas), por isso a assimetria precisa ser muito bem investigada e diagnosticada pelo dentista na avenida paulista.

Portanto, a assimetria da boca quase sempre é uma consequência de que há um desequilíbrio em outras estruturas faciais, como ossos, arcadas dentárias, dentes, mandíbula e maxilar, articulações e músculos.

Como a má posição esquelética pode resultar em aspecto de boca torta.

Como corrigir sorriso assimétrico

Meu sorriso é torto como corrigir? Inicialmente é necessário identificar, dentre os vários motivos, qual seria a causa em particular da assimetria no sorriso. Em alguns casos, o tratamento envolve o trabalho de equipe multidisciplinar, como ortodontista, cirurgião buco-maxilo-facial e dentista especializado em harmonização orofacial (dentista pode fazer harmonização orofacial – Resolução CFO-230, de 14 de agosto de 2020).

A duração e a complexidade do tratamento variam muito de acordo com o grau de assimetria, vai desde a simples aplicação de Botox para corrigir assimetria na boca, preenchimento labial, tratamento ortodôntico para reposicionamento dos dentes, tratamento cirúrgico para reposicionamento maxilar x mandíbula.

Aplicação de Botox para assimetria do sorriso

Uma técnica pouco invasiva e bastante eficiente, promovendo excelentes resultados. O medicamento é aplicado pelo dentista habilitado em harmonização orofacial – Dentista pode aplicar Botox – no músculo responsável pela contração da boca. Tem por objetivo relaxar ou paralisar esse músculo e igualar a abertura da boca nos dois lados.

A técnica também é indicada para tratamento de sorriso gengival com Botox. Os efeitos do tratamento duram cerca de 6 meses e precisa ser reaplicado para sua manutenção.

Preenchimento labial para corrigir assimetria de volume

Consiste na aplicação de ácido hialurônico (substância que não provoca efeito colateral ou rejeição) no interior dos lábios. Tem o objetivo de igualar o volume dos lábios e torna-los mais proporcionais. Também pode ser utilizada para corrigir o contorno do lábio. A técnica é feita pelo dentista especializado em harmonização orofacial – Dentista pode fazer preenchimento labial.

O efeito do preenchimento labial com ácido hialurônico pode durar por até um ano e meio. O resultado do preenchimento é temporário, pois o ácido hialurônico é lentamente absorvido pelo organismo. Saiba mais.

Próteses Dentárias e Implantes Dentários podem corrigir o volume dos lábios e da face

Muitas assimetrias podem ser corrigidas com uma prótese dentária bem feita ou com implantes dentários. Isto ocorre pois a perda de um dente ou de todos os dentes gera consequências para o volume dos tecidos orais e faciais.

A extração de dentes leva a uma redução do volume gengival, diminuição da massa óssea da boca e como consequência os lábios e face podem ficar com aspecto envelhecido, sem sustentação ou murchos.

As próteses dentárias podem recuperar os volumes da face do paciente ao mesmo tempo que permitem uma boa mastigação. A mastigação correta também tonifica os músculos dos lábios e bochechas, recuperando a estética facial, deixando o rosto mais jovial.

Outros tratamentos estéticos como lentes de contato dentais podem também corrigir certas assimetrias relacionadas aos dentes e lábios.

Tratamento ortodôntico: aparelho corrige assimetria

A assimetria do sorriso causada por desalinhamento dos dentes e disfunção esquelética. O aparelho dentário corrige o posicionamento dos dentes, favorecendo e ajustando o melhor funcionamento dos dentes, arcadas dentárias (oclusão), ossos e articulações, e músculos faciais.

Graças aos avanços tecnológicos, hoje temos modelos de aparelhos ortodônticos que trazem resultados muito mais rápidos e de uso mais confortável e discreto. É o caso do aparelho ortodôntico autoligado e dos alinhadores transparentes, quase invisíveis.

Exercícios de fonoaudiologia

É a mudança dos aspectos faciais que levam à assimetria da boca por meio de execução de movimentos. Ou seja, é a realização de exercícios faciais com o objetivo de trabalhar e equilibrar os músculos da face.

Cirurgia buco-maxilo-facial

É geralmente indicada nos casos mais sérios de assimetria, em que além de prejuízo da estética do sorriso, há também problemas funcionais de mastigação, fala, respiração, etc. A intervenção cirúrgica é importante para evitar o surgimento de problemas para a saúde. As cirurgias mais indicadas são para as áreas da maxila e mandíbula para reposicionamento da parte óssea para equilibrar as funções orais.

Ficou com alguma dúvida, entre em conosco ou agende uma consulta presencial ou por teleodontologia. Ficaremos felizes em atende-lo!

Contato

Formulário de contato
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A prótese de porcelana é mais pesada que a resina?

Alguns dentistas afirmam que a próteses dentárias de porcelana seriam pesadas e que, …

Estudo sugere associação entre periodontite e complicações da COVID‐19

A doença gengival – periodontal pode estar associada a um aumento no risco de complicaçõ…

Prótese dentária em zircônia dental translúcida super realista

Oferecemos aos nossos pacientes o mais novo conceito em prótese dentária realista uti…

A prótese de porcelana é mais pesada que a resina?

Alguns dentistas afirmam que a próteses dentárias de porcelana seriam pesadas e que, …

Estudo sugere associação entre periodontite e complicações da COVID‐19

A doença gengival – periodontal pode estar associada a um aumento no risco de complicaçõ…

Prótese dentária em zircônia dental translúcida super realista

Oferecemos aos nossos pacientes o mais novo conceito em prótese dentária realista uti…

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011