Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp

Prótese protocolo com implantes – tipos de materiais

O tratamento com prótese protocolo com implantes dentários é certamente a principal forma de reabilitação estética e funcional de pacientes que perderam seus dentes. O tratamento chamado de prótese protocolo é uma prótese sobre implantes que envolve toda a arcada do paciente. O implante total, ou prótese protocolo pode ser realizado tanto para arcada superior, quanto para a inferior. Aqui, na Clínica Odontológica ImplArt somos especializados em tratamento com implante total e recebemos pacientes que nos procuram das diversas partes do mundo em busca de nosso know how em tratamentos modernos.

Este tratamento reabilitador também pode ser chamado de implante total, e é responsável por promover uma mudança na qualidade de vida do paciente, permitindo ganhos na mastigação além de estéticos. Vale ressaltar que, há diversos tipos de materiais para a prótese protocolo, que vão desde as modernas opções em Zircônia, passando pela Porcelana, até chegar nas opções em Resina e All on four.

Com tantas opções certamente fica mais difícil escolher uma, mas fique tranquilo que com as explicações abaixo, será mais fácil identificar o melhor material para prótese protocolo. Saiba que a clínica odontológica ImplArt é especializada em implante total com prótese protocolo.

Materiais de prótese protocolo com implantes

A ausência de um ou mais dentes compromete a mastigação, a fala bem como a estética do sorriso, portanto uma prótese fixa sobre implantes e capaz de devolver a segurança e autoestima para a pessoa edêntula.

A reabilitação passa por basicamente 3 fases relevantes: a colocação dos implantes dentários, a fase de cicatrização (em que o paciente utiliza uma prótese provisória) e a finalização com fixação de uma prótese definitiva sobre implantes. Temos uma variedade de materiais que podem ser utilizados na confecção de uma prótese dentária:

prótese protocolo com implantes material em zirconia translucida

Zircônia translúcida para prótese protocolo com implantes

A zircônia translúcida é uma opção de prótese protocolo com implantes, realizada mediante um método de produção extremamente avançado. Com base em moldagem intraoral digital, a prótese de zircônia é planejada em computador e fabricada em impressoras 3D. Ou seja, o disco de zircônia colocado na impressora 3D é fresado no formato do projeto computadorizado.

A estrutura da prótese em zircônia e os dentes formam uma peça única, e por isso ela também é chamada de Zircônia monolítica. A ausência do metal em sua estrutura, é um dos fatores que merece destaque quando comparamos a prótese Zircônia com a prótese chamada de metalo-cerâmica (Porcelana).

A estrutura em zircônia possui tonalidade extremamente estética por ser clara, e ainda com resistência superior a qualquer outro material.

Zircônia / Porcelana pura (metal free/livre de metal)

Trata-se de uma estrutura em cerâmica branca opaca chamada zircônia, revestida de uma porcelana dental.Dessa maneira a estética é esculpida em porcelana com o formato dos dentes. Também é um material novo e tecnologicamente inovador, pois a estrutura da prótese é totalmente planejada em computador e executada com ajuda de scanners eletrônicos e impressoras 3D.

Assim como no tratamento da Zircônia translúcida, neste caso também temos uma prótese com estética sofisticada, haja vista que não contem metais em sua composição. A porcelana possui características muito semelhantes aos dentes naturais, entre eles a tonalidade, translucidez e resistência.

protese metaloceramica 49kb

Metalocerâmica (porcelana + metal)

Trata-se de uma prótese com estrutura interna metálica (titânio, Ni-Cr ou Cr-Co) e acabamento em porcelana estética esculpida a mão com o formato dos dentes. A prótese metalo-ceramica, tem portanto como vantagem a resistência e a estética da porcelana. Dessa forma, o resultado final apresente estética e beleza semelhante aos dentes naturais.

Possui uma pequena desvantagem em relação à prótese de porcelana pura, que é a possibilidade de surgir uma linha acinzentada ao nível da gengiva. Portanto, caso o paciente sofra alguma retração gengival ao longo do tempo, pode gerar um comprometimento estético no sorriso.

Porém tem muitas vantagens em relação à prótese protocolo em resina, como por exemplo melhor durabilidade e resistência ao desgaste, além de não sofrer alterações de cor com o tempo.

protese metaloplastica resina 50kb

Resina (resina acrílica + metal)

Também conhecida como prótese protocolo Bränemark, é outra opção disponível para prótese protocolo com implantes. Esse modelo de prótese possui estrutura interna metálica e acabamento estético em resina. Dessa forma, os dentes são confeccionados em resina, e possibilita a escolha da cor, formato e tamanho dos dentes.

Entretanto este material tem uma desvantagem em relação aos anteriores que é a possibilidade de mudança de cor (amarelamento) com o tempo.

All on four

A técnica é mais econômica, se comparada à prótese protocolo, e sem dúvida é uma excelente alternativa para quem quer sair do uso das desconfortáveis dentaduras. O protocolo All on four consiste na colocação cirúrgica de 4 pinos de implantes estrategicamente distribuídos pela arcada, e logo após é feita a fixação de uma prótese dentária completa.

Nas demais técnicas para prótese protocolo com implantes são utilizados de 4 a 6 implantes para fixação da prótese protocolo, enquanto que na All on four, como o nome já diz, são instalados 4 implantes.

Certamente, a escolha do material da prótese deve ser feita em conjunto entre o dentista e paciente. Nesse sentido, o implantodontista poderá apresentar todas as características de cada tipo de prótese, e ajudar o paciente a escolher portanto, a melhor para seu caso.

Saiba que a Clinica Dentaria ImplArt tem todo know how para realizar seu tratamento de prótese protocolo com implantes. Dessa maneira voce terá uma ampla gama de opções de próteses fixas e implantes dentarios para sua escolha. E certamente conseguiremos reabilitar seu sorriso, com estética e mastigação adequadas.

Assista ao vídeo sobre materiais de próteses dentárias para implantes dentários clicando aqui.

Zircônia Próteses Estéticas

Próteses em metalocerâmica

Próteses em metaloplásticaPrótese protocolo com implantes

Comments (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *