Prótese para implantes – tipos de materiais

 

Materiais de próteses dentárias

O tratamento com implantes dentários é certamente a principal forma de reabilitação estética e funcional de pacientes que perderam seus dentes. A ausência de um ou mais dentes compromete a mastigação, a fala bem como a estética do sorriso, portanto uma prótese fixa sobre implantes e capaz de devolver a segurança e autoestima para a pessoa edêntula.

A reabilitação passa por basicamente 3 fases relevantes: a colocação dos implantes dentários, a fase de cicatrização (em que o paciente utiliza uma prótese provisória) e a finalização com fixação de uma prótese definitiva sobre implantes. Temos uma variedade de materiais que podem ser utilizados na confecção de uma prótese dentária:

Porcelana pura (metal free/livre de metal) 

Trata-se de uma estrutura em cerâmica branca opaca chamada zircônia, revestida de uma porcelana dental estética esculpida com o formato dos dentes. É um material novo e tecnologicamente  inovador, pois a prótese é totalmente planejada em computador e executada com ajuda de scanners eletrônicos e impressoras 3D.

É o material que oferece o melhor resultado estético porque não contem metais em sua composição. A porcelana possui características muito semelhantes aos dentes naturais, entre eles a tonalidade, translucidez e resistência. 

Metalocerâmica (porcelana + metal) 

Trata-se de uma prótese com estrutura interna metálica (titânio, Ni-Cr ou Cr-Co) e acabamento em porcelana estética esculpida a mão com o formato dos dentes. Tem como vantagem a resistência e a estética da porcelana que deixa a prótese com estética e beleza semelhante aos dentes naturais.

Possui uma pequena desvantagem em relação à prótese de porcelana pura, que é a possibilidade de surgir uma linha acinzentada ao nível da gengiva, caso o paciente sofra alguma retração gengival ao longo do tempo, o que pode gerar um comprometimento estético no sorriso.

Porém tem muitas vantagens em relação à prótese em resina, como por exemplo melhor durabilidade e resistência ao desgaste, além de não sofrer alterações de cor com o tempo. 

Resina (resina + metal) 

Também conhecida como prótese protocolo Bränemark, esse modelo de prótese possui estrutura interna metálica e acabamento estético em resina. Os dentes são confeccionados em resina, e possibilita a escolha da cor, formato e tamanho dos dentes.

Esse material tem uma desvantagem em relação aos anteriores que é a possibilidade de mudança de cor (amarelamento) com o tempo. A escolha do material da prótese deve ser feita em conjunto entre o dentista e paciente. Assista ao vídeo sobre materiais de próteses dentárias para implantes dentários clicando aqui. 

{loadmoduleid 190}  

Leia mais:

{loadmoduleid 152}

autoestima, basicamente, cicatrização, colocação, dentários, dentes, edêntula, estética, fase, fases, implantes, materiais, paciente, para, passa, prótese, reabilitação, relevantes, sobre, utiliza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583
Endereço
Rua Cincinato Braga, 37 - 11º andar - cj. 112
Bela Vista - São Paulo/SP CEP 01333-011
Telefones
Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.