Vamos acabar com o mito da prótese de porcelana pesada!

Uma impressão equivocada que algumas pessoas têm em relação as próteses dentárias para implantes, é de que a prótese de porcelana, cerâmica, poderia ser uma peça pesada. Isso não é verdade e vamos desmistificar isso a seguir. Vamos acabar com o mito que a prótese de porcelana seria pesada, mostrando porque não há com o que se preocupar.


Os implantes dentarios são projetados para resistir a forças muito grandes produzidas pelos esforços da mastigação, dessa forma, não há com o que se preocupar. O peso da protese dentaria será irrelevante frente à resistência do implante. O implante dentario que irá receber a protese fixa estará pronto para receber quaisquer tipos de proteses dentarias que você escolher. Há diversos tipos de implantes dentarios disponíveis atualmente, e todos capazes de resistir aos esforços necessários.

Importante saber que estas modernas próteses como a Zirconia Pura e Porcelana somente terão benefícios ao seu sorriso, tanto do ponto de vista estético, quanto da durabilidade, e ainda com métodos de execução muito mais confortáveis pelo uso da metodologia 3D. E por certo trarão muito conforto ao paciente que realiza tratamento com implante total.

Portanto a prótese total em Resina ( metalo-plastica) somente deve ser mesmo utilizada, quando há restrição no orçamento. Veja abaixo o porque a Zirconia e Porcelana são melhores opções para implante total.

A prótese dentária de porcelana é mais leve e confortável do que você imagina.

O mito de que estas próteses seriam pesadas existe, vemos estes questionamentos com frequência na clínica aos pacientes que chegam para avaliação. Esse mito pode ser justificado pelo fato de que as pessoas pensam que a porcelana dental é a mesma utilizada na fabricação de uma louça, por exemplo.

Juntamente com a crença de que as próteses de zircônia e de porcelana são pesadas, algumas pessoas acham que esse peso vai interferir na duração dos implantes. Isso não é verdade.

O fato é que a porcelana dental é um material completamente diferente da porcelana que habitualmente conhecemos. Além disso, a prótese dentária de porcelana sobre implantes não é 100% composta por esse material. Quando falamos em prótese de porcelana ou de zircônia, podemos dividir em basicamente 3 tipos de construção:

Veja só! Uma prótese em metalocerâmica finalizada pesa por volta de 35 gramas por arcada, enquanto que uma prótese de zircônia com porcelana aplicada pesa em média 25g. Para efeito de comparação, uma bisnaguinha pesa 25g.

Portanto, o peso destes tipos de próteses não interfere na funcionalidade da boca, nem deixa a sensação de boca pesada e os músculos da boca e face tendem a se acomodar rapidamente. Nossos músculos são adaptados para resistir a todos os esforços necessários para a mastigação, portanto, esse peso é irrelevante!

Desmistificando outra crença popular: o peso de uma prótese de porcelana interfere nos implantes?

Algumas pessoas acreditam que porcelana é um material pesado, e que isso geraria uma força sobre os implantes prejudicando sua cicatrização ou fixação no osso ao longo do tempo. Alegações como esta são infundadas, e se baseiam em meros achismos. Seria um mito, pois cada pino de implante é capaz de suportar por volta de 100kg de força sobre eles. Portanto, não há com o que se preocupar neste sentido, pois veja que eles estão projetados para suportar pesos quase 30 vezes maiores!

Ou seja, em ordem de grandeza o efeito do peso de 35g de uma prótese instalada é considerado mínimo sobre os implantes, quase que insignificante.

Graças ao avanço tecnológico de materiais para produção de coroas, próteses, lentes e restaurações em CAD/CAM, hoje dispomos de ligas de titânio, cerâmicas (porcelana) e blocos de zircônia que são ao mesmo resistentes e leves.

Prótese Porcelana Metalo-ceramica

Prótese metalocerâmica: a estrutura interna é de liga de titânio enquanto que o revestimento estético de porcelana dental. Apesar que possa aparentar, esses materiais são muito leves e resistentes.

Prótese Zirconia translúcida

A Zircônia trata-se da mais moderna tecnologia para confecção de próteses fixas sobre implantes. Para implantes dentarios de arcada completa temos a Zirconia Translúcida e a Zirconia com porcelana aplicada.

Estrutura interna de zircônia e revestimento estético de porcelana. A zircônia é um material muito resistente e sua principal vantagem em relação a prótese metalocerâmica é o resultado estético superior. Por não conter metais em sua fabricação, a prótese não apresenta sombras, principalmente sob incidência de luz. Não apenas sua beleza é destaque, como também sua forma de elaboração 100% digital, traz mais conforto ao paciente por não necessitar das antigas moldagens com massa. Dessa forma, seu processo de execução utiliza apenas scanners 3D para obter e planejar o desenho final desejado.

Superioridade da Zirconia e Porcelana frente à Resina – Metaloplastica

As próteses chamadas de Protocolo, são feitas em Resina, material acrílico. Por certo a resina é mais leve que qualquer outro material, mas também, inferior do ponto de vista da resistência e resultado estético.

Portanto, caso decida utilizar a prótese em Resina, chamada de Protocolo, saiba que ela pode ser mais frágil e os dentes podem se desgastar ou mesmo amarelar com o passar dos anos, justamente pela característica do material.

Isto decerto não ocorre com a prótese total em Zirconia e com a prótese arcada completa em Porcelana ( metalo-ceramica). Ambos os tipos apresentam resultados estéticos que não se alteram com o passar dos anos, haja vista que a Zirconia ou Porcelana não sofrem desgaste, nem tampouco impacto com os pigmentos da alimentação.

Dessa forma, caso esteja dentro de suas possibilidades, opte pela Zirconia ou Porcelana, pois os resultados estéticos serão surpreendentes e o sorriso será de longa durabilidade. Caso queira um tratamento livre de metais, opte pela prótese total em Zirconia.

ImplArt Odontologia: estrutura completa para realizar sua prótese fixa em implantes dentários

Se você ficou com alguma dúvida sobre prótese de porcelana ou gostaria de realizar um tratamento de reabilitação oral com implantes dentários, entre em contato conosco. E agende uma consulta de avaliação com o Dr. Roberto Markarian e saiba todos os detalhes do seu tratamento. Caso esteja no exterior ou outras cidades, é possivel agendar uma consulta online, na teleodontologia. O intuito é, antes de mais nada, fazer os primeiros esclarecimentos para o tratamento que irá ser iniciado.

Agende clicando no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de implantes dentarios disponíveis

Veja este guia completo que elaboramos sobre implantes dentários para ajudar a você a conhece…

Vamos acabar com o mito da prótese de porcelana pesada!

Uma impressão equivocada que algumas pessoas têm em relação as próteses dentárias para implan…

Tratamento com implante dentário rápido com implante Slactive + prótese de zircônia pura ou porcelana pura

É possível realizar meu tratamento com implante dentário rápido e colocar logo a prótese defi…

Comprometimento dental pela cárie: fases e tratamentos

A cárie é a principal causa de deterioração dental. O problema é causado por bactérias que, n…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583