O que é reabertura de implante?

A reabertura de implante é um procedimento cirúrgico, sendo uma etapa programada da reabilitação oral com implantes dentários.

É considerada a segunda etapa cirúrgica implantes, já que a primeira é a cirurgia para colocação do implante. Esta cirurgia tem o objetivo de expor o topo do implante, para logo depois realizar a instalação da coroa ou prótese definitiva. Ela ocorre após o período de cicatrização do implante no osso (osseointegração), entretanto esse tempo é variável.

Por que a gengiva é fechada sobre o implante por um tempo?

É uma forma de preservar o implante enquanto ocorre a cicatrização óssea. Dessa maneira, diminui-se consideravelmente o risco de entrada de partículas e possíveis infecções em torno do implante. Com os cuidados necessários, a gengiva deve ficar completamente recuperada dentro de algumas semanas após a cirurgia de implantes.

Enquanto isso, no período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória (especialmente na região anterior e visível da arcada) e também é realizada uma ou mais moldagens para concepção da prótese dentária definitiva. Na ImplArt, essa moldagem é realizada digitalmente de forma prática e confortável.

Como é a cirurgia de reabertura de implante?

Trata-se de um procedimento muito simples, que não gera qualquer dificuldade ou incomodo importante ao paciente. A incisão de reabertura é bastante localizada, portanto sem cortes adicionais na gengiva.

Para que serve o cicatrizador no implante dentario

Em alguns casos não há necessidade de recobrir o implante com a gengiva, e por consequência de se realizar uma cirurgia de reabertura de implante. Isso ocorre com implantes em que são colocados uma tampa cicatrizadora (que é cicatrizador de gengiva) logo após a cirurgia.

Trata-se de uma peça com altura e forma arredondada que estimula a cicatrização da gengiva em formato de orifício, facilitando dessa forma a instalação do pilar de implante e a coroa definitiva. Além disso, o cicatrizador também tem a função de proteger o implante enquanto ocorre a osseointegração.

Cicatrizador de implante, instalado enquanto ocorre a osseointegração / retirada do cicatrizador para instalação da coroa definitiva. Observe o formato da gengiva.

Cicatrizador implante dentario tempo

O tempo entre a primeira cirurgia (colocação do implante) e a segunda cirurgia (reabertura) depende muito de cada caso, mas gira em torno de 1 a 6 meses.

Meu cicatrizador caiu, deixando o pino implante exposto. O que fazer?

É um acontecimento possível, até mesmo corriqueiro, e não traz qualquer problema para o paciente, nem mesmo para o implante. Algumas pessoas confundem a queda do cicatrizador com a queda do implante, o que são coisas totalmente diferentes. Se você observar que o cicatrizador saiu, entre em contato com o dentista para a reinstalação da peça. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato coma nossa equipe ou agende sua consulta. Ficaremos felizes em atende-lo!

cicatrizador, cicatrizador de implante, implante dentario, reabertura de implante, reabertura de implantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112 CEP 01333-011

Bela Vista - São Paulo-SP -  Brasil