A utilização de programas computadorizados para planejamento digital do sorriso certamente tem ajudado a odontologia. São utilizados para planejamento e simulação de diversos tratamentos odontológicos. Eles possibilitam a projeção de tratamentos completamente personalizados.
Por conseqüência, aumentam a compreensão do paciente com relação às etapas de seu tratamento, dessa forma alinhando as expectativas com o tratamento proposto, e sobretudo permitem ao dentista ter uma maior previsibilidade dos resultados.
Com o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos, o dentista consegue desenhar coroas, restaurações, tratamentos estéticos, lentes de contato dental bem como planejar a colocação de implantes dentários. O propósito do planejamento digital do sorriso é criar um tratamento personalizado, buscando a harmonia do sorriso, bem como evitar procedimentos desnecessários e por conseqüência tornar o tratamento mais rápido, confortável e preciso.
Um grande recurso dos programas computadorizados para planejamento de tratamentos odontológicos é a sobreposição de imagens. Trata-se do posicionamento do planejamento digital sobre a foto do paciente, facilitando a compreensão do paciente em relação ao seu tratamento, antes mesmo de inicia-lo.
O projeto digital do sorriso começa com a captação das imagens orais do paciente através de um scanner intraoral. Essas imagens são transformadas em um molde 3D computadorizado das arcadas dentárias. Desse modo, o dentista visualiza o estado inicial e projeta coroas, restaurações ou lentes de contato dentais para resolução de diversos problemas que comprometem a estética e a harmonia do sorriso.
Alguns casos que podem ser planejados em computador:
Os tratamentos odontológicos planejados em computador também permitem a realização de tratamentos odontológicos rápidos em Day Clinic (ou Spa Odontológico – modalidade de atendimento intensivo).
O planejamento digital de implantes dentários ajuda para que o resultado do tratamento seja adequado às necessidades do paciente. Também auxilia para que o tratamento seja eficiente, o menos invasivo possível e dessa forma evitar acidentes de cirurgia (como o atingimento de estruturas sensíveis).
O planejamento começa com a realização de uma tomografia computadorizada. Nesse sentido, as imagens tridimensionais da tomografia permitem ao implantodontista conhecer detalhes como o volume e as dimensões ósseas com o intuito de determinar os melhores posicionamentos dos implantes e a escolha de implantes com dimensões adequadas às necessidades de cada paciente.
O dentista também tem a opção de encomendar uma guia cirúrgica, confeccionada com base nas informações da tomografia. A guia cirúrgica funciona como um gabarito, com as indicações exatas de onde as perfurações devem ser realizadas.
Por conseqüência, evita cortes e perfurações desnecessárias, ou seja, o tratamento é menos invasivo e a recuperação torna-se mais rápida e confortável.
A ImplArt Odontologia utiliza as principais tecnologias já desenvolvidas para o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos. Desde o escaneamento intraoral, até a execução de próteses, restaurações e lentes de contato dentais estéticas em impressoras 3D. Se você ficou com a alguma dúvida, entre em contato conosco ou venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes em recebe-lo!
Deixe uma resposta