Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=file%3Dwp content%252Fuploads%252F2021%252F06%252Fplanejamento digital do sorriso 50kb

Planejamento digital do sorriso

A utilização de programas computadorizados para planejamento digital do sorriso certamente tem ajudado a odontologia. São utilizados para planejamento e simulação de diversos tratamentos odontológicos, entre eles implante, lentes de contato dentais, protese fixa. Eles possibilitam a projeção de tratamentos completamente personalizados.

Resultados previsíveis com planejamento digital do tratamento odontológico

Por consequência, aumentam a compreensão do paciente com relação às etapas de seu tratamento, dessa forma alinhando as expectativas com o tratamento proposto, e sobretudo permitem ao dentista ter uma maior previsibilidade dos resultados.

Com o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos, o dentista consegue desenhar coroas, restaurações, tratamentos estéticos, lentes de contato dental bem como planejar a colocação de implantes dentários.

O propósito do planejamento digital do sorriso é criar um tratamento personalizado, buscando a harmonia do sorriso, bem como evitar procedimentos desnecessários e por consequência tornar o tratamento mais rápidoconfortável e preciso.

Agora, com a mais moderna fresadora Cerec Primemill, os resultados são ainda mais precisos e com mais detalhes.

test drive do sorriso 47kb
test drive do sorriso implart coroas metal free 50kb

Estética Dental (Smile Design)

Um grande recurso dos programas computadorizados para planejamento de tratamentos odontológicos é a sobreposição de imagens. Trata-se do posicionamento do planejamento digital sobre a foto do paciente, facilitando a compreensão do paciente em relação ao seu tratamento, antes mesmo de inicia-lo.

O projeto digital do sorriso começa com a captação das imagens orais do paciente através de um scanner intraoral. Essas imagens são transformadas em um molde 3D computadorizado das arcadas dentárias.

Desse modo, o dentista visualiza o estado inicial e projeta coroas, restaurações ou lentes de contato dentais para resolução de diversos problemas que comprometem a estética e a harmonia do sorriso

Escaneamento intraoral para planejamento digital do sorriso

Alguns casos que podem ser planejados em computador:

  • Aumento do comprimento ou volume de um ou mais dentes.
  • Alinhamento de dentes assimétricos
  • Confecção de restaurações para dentes quebrados ou deteriorados
  • Confecção de lentes de contatos dental
  • Harmonização dos dentes com o biotipo facial
  • Uniformização da tonalidade dos dentes
  • Substituição de restaurações inestéticas por restaurações de porcelana
  • Confecção de pilares e próteses de zircônia metal free (livre de metais) 

Os tratamentos odontológicos planejados em computador também permitem a realização de tratamentos odontológicos rápidos em Day Clinic (ou Spa Odontológico – modalidade de atendimento intensivo).

Planejamento digital do sorriso com Implantes Dentários

O planejamento digital de implantes dentários ajuda para que o resultado do tratamento seja adequado às necessidades do paciente. Também auxilia para que o tratamento seja eficiente, o menos invasivo possível e dessa forma evitar acidentes de cirurgia (como o atingimento de estruturas sensíveis).

O planejamento começa com a realização de uma tomografia computadorizada. Nesse sentido, as imagens tridimensionais da tomografia permitem ao Implantodontista conhecer detalhes como o volume e as dimensões ósseas com o intuito de determinar os melhores posicionamentos dos implantes e a escolha de implantes com dimensões adequadas às necessidades de cada paciente. 

O dentista também tem a opção de encomendar uma guia cirúrgica, confeccionada com base nas informações da tomografia. A guia cirúrgica funciona como um gabarito, com as indicações exatas de onde as perfurações devem ser realizadas. 

Por consequência, evita cortes e perfurações desnecessárias, ou seja, o tratamento é menos invasivo e a recuperação torna-se mais rápida e confortável.

cirurgia guiada cirurgia sem corte 50kb

Ao mesmo tempo a cirurgia guiada possibilita:

  • O planejamento cirúrgico e protético prévio, resultando em um procedimento mais preciso;
  • A realização da cirurgia sem retalho com segurança e a possibilidade de carga imediata;
  • O respeito de estruturas ósseas e trajeto de nervos e vasos;
  • A redução da indicação de cirurgias de enxerto ósseo, por exigir planejamento prévio minucioso do caso;
  • Planejamento de procedimentos estéticos e funcionais;
  • Melhor recuperação no pós-operatório;
  • A melhor comunicação entre paciente e dentista, contribuindo para uma maior confiança durante o tratamento. 

Planejamento digital de tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico digital é totalmente simulado e planejado em computador com o uso de scanner intraoral e softwares especializados. O scanner intraoral é utilizado para captar imagens precisas dos dentes e gengivas e dessa forma criar um molde tridimensional colorido das arcadas. Já os softwares utilizam essas imagens para simular a movimentação dos dentes até a posição desejada.

Modelos com o tratamento final proposto podem ser impressos em 3D para verificação caso o ortodontista prefira. Os moldes digitais podem ser utilizados não apenas para o planejar o tratamento ortodôntico com aparelho convencionais, como também com os aparelhos em forma de placas alinhadoras (Invisalign ou Compass).

A ImplArt Odontologia utiliza as principais tecnologias já desenvolvidas para o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos. Desde o escaneamento intraoral, até a execução de próteses, restaurações e lentes de contato dentais estéticas em impressoras 3D.

Se você ficou com a alguma dúvida, entre em contato conosco ou venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes em recebe-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *