Diferenças entre lente de contato dental e faceta em resina

Atualmente, muito tem se falado sobre as lentes de contato e faceta em resina como opções para correção e ajustes de cor e formato dos dentes. Entretanto é importante conhecer as características de cada tratamento para fazer uma escolha consciente.

Entre as diferenças estão a forma de fabricação, a durabilidade e o resultado estético. As Lentes de Contato são hoje associadas ao sorriso esteticamente natural e sua elaboração envolve modernas técnicas de computação gráfica e impressoras 3D. É provável que a opção das facetas em resina, tenha ganhado espaço principalmente pela rapidez na realização e baixo custo de tratamento.

Entretanto, considerar todas as diferenças na escolha do tratamento é fundamental Vamos entender melhor a seguir.

Lente de cerâmica ou faceta em resina: qual é a indicação?

Problemas como dentes manchados, lascados, sem volume, assimétricos, dentes curtos, ou espaços exagerados (diastema), blackspace, certamente comprometem a estética do sorriso.

Muitos desses casos podem ser solucionados com tratamentos de estética dental, como por exemplo a aplicação de lentes de contatos dentais em cerâmica (também conhecida como lentes de porcelana) ou facetas em resina.

Lente de cerâmica ou faceta em resina: qual é o melhor material?

LENTES DE CONTATO

Neste caso abaixo, podemos ver duas fotos: na imagem superior a paciente antes de iniciar tratamento, enquanto que na inferior, a foto de conclusão de tratamento. Inicialmente a paciente chegou até a clinica relatando insatisfação com a estética de seu sorriso, possuía facetas em resina, que haviam adquirido pigmentação em pouco intervalo de tempo ( havia feito as facetas em resina há menos de 2 anos), e portanto, para aprimorar seu sorriso, foi feita a recomendação da remoção da resina e troca para Lentes de Contato em Porcelana ultrafinas.

Primeiramente é possível notar as diferenças estéticas no sorriso, a cor e formato foram aprimorados, além disso, os resultados serão certamente mais duradouros. Acima de tudo a Porcelana é um material que não adquire pigmentação, ou seja, a cor da porcelana não muda com o passar do tempo, ao passo que, a Resina, sofre alteração de coloração, sendo afetada pelos pigmentos contidos na alimentação.

É possível notar que, as Lentes de Porcelana permitem resultados muito naturais, quando realizadas com formato e colorações em harmonia com os traços do paciente.

Foto superior: Facetas em resina amareladas em um curto intervalo de tempo
Foto inferior: Aplicação de lentes dentais em cerâmica para melhorar o formato e a tonalidade dos dentes

FACETAS DE RESINA

Por outro lado, neste exemplo abaixo, vemos a aplicação de facetas em resina nos dentes superiores. A foto superior mostra a situação inicial da paciente e a inferior o tratamento já realizado. Primeiramente foi realizada uma cirurgia plástica periodontal, para melhorar o formato da gengiva, e na sequencia foram realizadas as facetas em resina.

As facetas em resina, antes de mais nada, permitem uma melhoria notável na estética do sorriso, embora necessitem um ligeiro aumento no volume dental para permitir sua execução.

Faceta de resina antes e depois. Correção de tonalidade, volume e formato dos dentes.

LENTES DE CONTATO E FACETAS EM RESINA

Eventualmente há casos em que podem ser combinadas ambas técnicas, onde se realizam Lentes de Contato em dentes com indicações, e reconstruções com resina em outros.

Há também os casos que as duas técnicas são realizadas para alcançar o melhor resultado estético. Neste caso foi realizada aplicação de lentes de porcelana em alguns, assim como restauração em resina, entre outros procedimentos estéticos.

Mas é comum que surjam duvidas: qual delas é a melhor técnica para mim? Qual é a diferentes entre lentes de contato dental e facetas de resina?

Primeiramente, é preciso entender qual é a extensão do problema e qual técnica é a mais indicada para solucionar o problema em especifico.

Ambas são soluções para cobrir dentes com defeitos e corrigir problemas inestéticos, devolvendo a beleza e harmonia do sorriso. Em geral, as principais diferenças entre as duas técnicas são:

Material de composição: do que é feito as lentes dentais e facetas?

Resina Composta

Atualmente dispomos de resinas de alta qualidade para alcançarmos os melhores resultados estéticos e de resistência. As melhores resinas são microhíbridas (cerâmica silanizada tratada e sílica tratada de silano) ou nanoparticulada com zircônia e sílica, que proporcionam alta estética.

Se por um lado elas são de rápida execução e custo menor, por outro lado, possuem a tendência de amarelarem com o passar do tempo, e portanto, necessitarem ser trocadas com maior frequência. Outra característica a ser observada é que podem necessitar aumento no volume do dente para que possam ser executadas.

Resina composta nanoparticulada

Cerâmica ou porcelana

As Lentes de Contato por outro lado, configuram-se como um tratamento mais moderno, uma vez que utilizam tecnologia de computação gráfica, mais atual e com precisão para tratamentos estéticos. As Lentes de contato são realizadas com blocos de cerâmica, fabricados em cerâmica vítrea de dissilicato de lítio, material exclusivo para fabricação pode tecnologia CAD/CAM, ou seja, fabricação por métodos primordialmente computadorizados.

Bloco de cerâmica vítrea na impressora 3D.

Qual tem melhores resultados estéticos: lentes de porcelana ou facetas em resina?

As resinas de alta tecnologia foram concebidas para recriar os mínimos detalhes dos dentes humanos, especialmente translucidez, opalescência, brilho, opacidade e fluorescência. Entretanto, embora tenham evoluído, a Porcelana (utilizada nas Lentes de Contato) continua sendo o material mais nobre e realístico quando se fala em estética dental, destacando-se desta forma como melhor opção para tratamentos estéticos.

O método de fabricação: o tratamento digital nos oferece tratamentos mais rápidos e precisos

A faceta em resina é quase sempre realizada de forma direta, ou seja, a aplicação da resina é feita diretamente sobre o dente a ser restaurado. É um trabalho minucioso que consiste na aplicação de camadas de resina composta para reproduzir detalhes dos dentes naturais (propriedades ópticas de cor, transparência e opalescência).

Aplicação das camadas de resina composta para construir a faceta com detalhes dos dentes naturais

As lentes de contato dentais são consideradas técnicas indiretas, ou seja, a peça é fabricada em impressoras 3D e depois aplicadas no dente.

A concepção da lente de contato dental começa com o escaneamento intraoral do dente preparado. O projeto da lente é feito em computador com base nessas imagens escaneada, ou seja, a peça é totalmente personalizada.

As lentes são fresadas em blocos de cerâmica e em seguida recebem acabamento para aprimorar os tons e brilho semelhantes aos dentes naturais.

Acompanhe nesta sequencia de fotos abaixo a sequencia de execução do tratamento computadorizado das Lentes de Contato. Primeiramente é possível ver a composição entre o mockup digital do sorriso, projeto 3D, e o tratamento finalizado. Em seguida é possível ver a lente logo após ser fresada do bloco em porcelana. Em terceiro lugar é possível ver o comparativo do sorriso antes do tratamento, e após a instalação das Lentes de Contato.

Projeto computadorizado das lentes dentais de cerâmica
Lente semi fresada no bloco de cerâmica. Fabricação em impressoras 3D.
Lente de contato dental finalizada
Lentes de cerâmica aplicadas nos dentes para corrigir assimetria

Estética e durabilidade: quando tempo dura as lentes dentais e as facetas de resina

Facetas em resina tem menor durabilidade e resistência se comparadas com as lentes de porcelana. Ainda as resinas de alta tecnologia são passíveis de fraturas e manchas com o passar do tempo, especialmente se a pessoa não tiver os cuidados diários necessários.

Alguns cuidados favorecem a durabilidade das facetas em resina, tais como:

  • Evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas muito pigmentados (vinho, café, beterraba, cenoura, açaí, etc).
  • Ter o cuidado em escovar corretamente após as refeições. Evitar cremes dentais abrasivos que podem arranhar a resina.
  • Para manter o aspecto brilhoso das resinas, o usuário também pode ir em consultas regulares de manutenção para realizar polimento.
  • Não morder alimentos ou objetos muito duros

As lentes de porcelana são mais resistentes a fraturas, bem como a manchas. Estudos demonstram que resistência da cerâmica é de 530 Mpa (resistência à flexão biaxial média em um período de 10 anos).

Leia mais sobre tratamentos para melhorar a estética dental:

Lente de contato dental e da faceta de resina preço

Pelo fato de a resina ser um material menos durável e com processos de fabricação mais práticas, o valor da faceta em resina é mais baixo em relação as lentes de cerâmica.

É muito importante conversar com o dentista e tirar todas as dúvidas para juntos, escolher o material que melhor atenderá suas necessidades.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de realizar algum desses tratamentos, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe. Agende por whatsapp ImplArt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583