Saúde Bucal

Tratamento periodontal – limpeza profunda

 

 

A doença periodontal é uma doença de origem bacteriana caracterizada por apresentar um conjunto de sintomas inflamatórios que afetam os tecidos de suporte dos dentes. Inicialmente, atinge a gengiva. Em casos mais avançados, leva à destruição do tecido ósseo e outras estruturas importantes de suporte dos dentes. A doença periodontal é a causa mais frequente da perda dos dentes em adultos.

Os microrganismos responsáveis por gerar esses sintomas estão presentes no biofilme dental (placa bacteriana). As bactérias impregnadas nos dentes deixam a gengiva avermelhada, inchada e sangrando. Sem tratamento, a gengiva fica frouxa (bolsa periodontal), permitindo a entrada desses agentes e resíduos alimentares no interior da gengiva. A atividade bacteriana nesta região é muito prejudicial, pois causa inflamação e destruição progressiva do osso de suporte dos dentes, que ficam amolecidos e em casos avançados caem.

Mas, alterações na gengiva podem ser associadas a causas emocionais, medicamentos ou imunidade baixa.

Somente um dentista pode avaliar o paciente e determinar se o paciente está com doença periodontal, mas as pessoas podem observar alguns detalhes que são indícios da doença:

  • Gengiva sangrando, vermelha ou inchada;

  • Placa bacteriana acumulada perto da borda gengival (é uma massa amarelada aderida no esmalte dentário);

  • Retração gengival (mudança no posicionamento, formato ou no volume da gengiva)

  • Retenção de alimentos entre os dentes;

  • Mau hálito;

  • Gengiva frouxa;

  • Alteração da posição dos dentes;

  • Exposição de parte da raiz dentária, que deveria estar coberta pela gengiva;

  • Um ou mais dentes moles.

 

O tratamento para este caso é a remoção da placa, somente assim o problema pode ser resolvido.

Uma das medidas é a limpeza profunda para doença periodontal. É uma conduta que visa remover focos infecciosos e paralisar a atividade bacteriana no interior da gengiva e no tecido ósseo. Esse procedimento também é conhecido como alisamento radicular ou raspagem radicular. Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos nos dentes e abaixo da linha da gengiva, nas raízes dentárias.

Para realizar o tratamento, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. A cirurgia periodontal pode ser indicada caso os procedimentos citados não atinjam toda a área da raiz comprometida. Mesmo com o tratamento adequado, podem haver sequelas como deslocamento na posição do dente e retração gengival. Para diminuir esses efeitos existem procedimentos cirúrgicos e protéticos.

 

Como é feita a limpeza profunda? A raspagem periodontal dói?

Muitas pessoas pensam: raspagem da raiz? dentro da gengiva? Esse procedimento deve doer muito!

A realidade é que o dentista segue protocolos para realizar esse procedimento da forma mais confortável possível. O paciente com doença periodontal já está naturalmente com muita sensibilidade nos dentes e gengivas. Por esse motivo, todo o procedimento é realizado sob anestesia local. Os movimentos são cuidadosos e o paciente é estimulado a manifestar qualquer incomodo que esteja sentindo ao longo do procedimento.

O procedimento começa com um exame clínico e radiológico de toda a boca, com a sondagem de bolsas periodontais para medir suas profundidades.

A raspagem radicular pode é feita manualmente e/ou com aparelho de ultrassom. A placa bacteriana e tártaro acumulados nos dentes e raízes são removidos com uma ponta vibratória. A remoção manual é feita de forma cuidadosa, através de instrumento específico. As áreas irregulares são alisadas para impedir o acumulo de mais placa.

Em alguns casos é necessário realizar mais de uma sessão para concluir a limpeza completa.

É muito importante que, mesmo com medo, o paciente realize esses procedimentos, porque como dito anteriormente, a doença periodontal é a maior causa de perda dentária em adultos. Quanto mais tarde é a busca do tratamento, mais difícil é o restabelecimento da saúde e da estética dental.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart  

 

 

Palavras-chave:  doença periodontal, suporte dos dentes, gengiva, dentes perda dos dentes, biofilme dental, placa bacteriana, gengiva avermelhada, bolsa periodontal, dentista, gengiva sangrando, retração gengival, mau hálito, gengiva frouxa, posição dos dentes, raiz dentária, dentes moles, remoção da placa, limpeza profunda para doença periodontal, alisamento radicular, raspagem radicular, tártaro, cirurgia periodontal, raspagem periodontal, confortável, dentes e gengivas, anestesia local,  estética dental.

logo_branco_9.png

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 
WhatsApp.: +55 11 99598-1866


Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 

CRO SP 73.583

Pesquisar

Pesquisar