Efeito da bulimia nos dentes e saúde bucal

A bulimia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a comer de forma compulsiva, seguido por vomito ou outra medida para evitar ganho de peso, como por exemplo uso de laxativos, praticar jejum prolongado ou se exercitar em excesso. Além de ser altamente prejudicial para a saúde e um risco para a vida, a bulimia também afeta os dentes e saúde bucal, podendo levar à perda dentária e necessidade de implantes.

Como a bulimia afeta a saúde dos dentes?

O ato de vomitar repetidas vezes pode causar sérios danos aos dentes, dores crônicas na garganta e pequenas hemorragias sob a pele do palato. Isso ocorre porque o retorno de alimento pelo sistema digestivo traz consigo ácidos estomacais (responsáveis pela digestão) para a boca e garganta.

Entretanto, esses ácidos no meio bucal são corrosivos e capazes de desgastar o esmalte dentário (desmineralização da camada protetora dos dentes), causar cáries. Escovar os dentes com força logo após os episódios de vomito ajudam a acelerar o processo de desmineralização do esmalte. A compulsão por alimentos açucarados, ácidos e refrigerantes também é um fator que acelera a corrosão do esmalte dentário.

dentes com esmalte desgastado
Desgaste do esmalte e exposição da dentina e cárie
esmalte dentário desgastado e dentes curtos
Desgaste do esmalte e encurtamento dos dentes

Como o esmalte dentário tem a função de proteger os dentes, a falta dele favorece o surgimento de cáries (buraco nos dentes), que pode estar acompanhada de gengivite (sangramento e inchaço da gengiva).

A cárie precisa ser tratada logo, pois se o buraco aumentar é possível que o dente seja totalmente perdido necessitando de reposição.

Além disso, a pessoa com bulimia pode ficar facilmente desnutrida ou anêmica, sofrendo com má cicatrização e tendo com risco aumentado para de doença periodontal, a causa mais frequente para perda dentária em adultos.

Dentes amarelos e quebradiços são sinais de desgaste do esmalte

Com o decorrer do desgaste do esmalte dentário, os dentes apresentam mudanças na cor e textura, além de ficarem mais fracos e quebradiços.

Isso ocorre porque com a perda do esmalte, o que você enxerga é uma camada mais profunda do dente chamada dentina, que é naturalmente amarelada e porosa.

Nessas condições os dentes lascam com facilidade e aparentam irregulares na parte inferior, amarelados e com aspecto vítreo. Os ácidos também podem alterar a forma e o comprimento dos dentes.

Inchaço das glândulas salivares também podem surgir por consequência de uma irritação causada por ácidos estomacais no meio bucal. As glândulas salivares estão situadas nas laterais de cada bochecha e são responsáveis pela produção de saliva, essencial para a mastigação e deglutição.

A saliva também é importante por manter regular o pH da cavidade oral e a falta é um dos fatores para o surgimento de cáries e aftas, e a sensação de boca seca.

O desgaste do esmalte, cáries, sensibilidade e dor nos dentes

Como citado anteriormente, o esmalte é a camada de proteção dos dentes, tão resistente que é considerado o tecido mais duro do corpo humano. Mas o seu desgaste leva a exposição de uma camada interna chamada dentina, que é muito sensível a variados estímulos, como por exemplo calor, frio, trauma e pH ácido.

A sensibilidade dentária é uma das causas mais frequentes para sentir dor de dente, principalmente após ingerir alimentos gelados, quentes ou ácidos.

dente com cárie
Cárie avançada precisa de tratamento

Tratamento odontológico ao portador de Bulimia

O tratamento da bulimia geralmente envolve terapias, medicamentos e educação nutricional, e o procedimentos dentários para tratar cáries e restaurar os dentes desgastados, cuidar de gengivas e mucosas orais, aplicação de flúor na tentativa de remineralizar o esmalte, entre outros.

A restauração de dentes desgastados e frágeis pode ser resolvida com a instalação de coroas estéticas, facetas e lentes de contato dentais. Desse modo, a intervenção prévia, irá evitar que o caso evolua para a perda dos dentes, e por fim, a necessidade de implante dentario.

dente com cárie tratado restaurado antes e depois
Restauração de dente cariado

Já quando há perda de dente, ou quando sua manutenção é inviável, a ausência pode ser solucionada com a colocação de implantes dentários, restabelecendo a mastigação e a estética do sorriso.

Os procedimentos odontológicos são fundamentais para minimizar os desconfortos causados pela bulimia nos dentes. Entretanto, para solucionar os problemas a longo prazo e evitar o ressurgimento de cáries, é importantíssimo tratar a bulimia por completo, com acompanhamento clínico, psicológico e nutricional.

Cuide da saúde e estética do seu sorriso!

A ImplArt Odontologia é uma clínica especializada em restabelecer a função, estética e saúde bucal. Agende uma consulta com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como evitar náuseas ou enjoo no dentista?

Muitas pessoas sentem náusea, ânsia ou enjoo no dentista quando é necessário tocar em sua boc…

Tipos de implantes dentarios disponíveis

Veja este guia completo que elaboramos sobre implantes dentários para ajudar a você a conhece…

Vamos acabar com o mito da prótese de porcelana pesada!

Uma impressão equivocada que algumas pessoas têm em relação as próteses dentárias para implan…

Tratamento com implante dentário rápido com implante Slactive + prótese de zircônia pura ou porcelana pura

É possível realizar meu tratamento com implante dentário rápido e colocar logo a prótese defi…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583