Entenda a importância de realizar periodicamente um check up odontológico para manter a saúde bucal e a estética do sorriso. Ir ao médico regularmente, consultar um especialista para saber se está tudo bem e programar exames são cuidados preventivos que deveriam ter se tornado rotina para a maioria dos pacientes. A prevenção é essencial para evitar problemas que podem se agravar com o passar do tempo.
O check up odontológico é muito comum para pacientes idosos que possuem alguma doença como cardiopatias, pressão alta ou problemas respiratórios e a prática também deveria ser seguida por pessoas consideradas “saudáveis”. Na verdade, a recomendação é sempre prevenir do que remediar, já que é pior tratar um problema já instalado e agravado do que atuar de forma eficaz para evitar que ele apareça.
Na odontologia essa prática também deveria ser seguida. Mas a maioria dos pacientes só procura ajuda quando já está com dor nos dentes ou quando há inflamação ou infecção. No check up odontológico, o dentista observa língua, bochechas, garganta e gengivas. Ele verifica se o paciente apresenta cáries, tártaro ou restaurações antigas que precisam ser refeitas.
A mordida também avaliada durante o procedimento que dura 40 minutos. Todo o processo pode ser feito por um exame digital, em que o tamanho dos dentes é aumentado em até 60 vezes, permitindo que as imperfeições mais pequenas sejam encontradas. As imagens são feitas por uma câmera intraoral de alta definição.
Logo após o procedimento, um laudo é finalizado, com os problemas encontrados e planos de tratamentos. A avaliação pode ser feita a cada seis meses para que o dentista, observando se é preciso realizar novos reparos ou se apenas os cuidados diários feitos pelo paciente são suficientes para uma boa saúde bucal.
Não espere sentir dor ou um grande incomodo para procurar o consultório dentário. Muitas vezes somente o olhar clínico do dentista é capaz de observar problemas em fase inicial e em tempo de serem tratados. Uma dentição saudável é aliada da boa saúde e bem estar.
Deixe uma resposta