Por que é necessário colocar núcleo para fazer uma coroa dentária?
O núcleo intrarradicular é uma parte importante para instalação da coroa protética indicada para substituir um dente que se encontra muito destruído, normalmente por consequência de cáries ou fraturas. Nos casos em que é possível preservar a raiz com tratamento de canal, a peça é instalada dentro dessa raiz para dar suporte à coroa protética.
Você conhece alguem que relatou que o dente quebrou comendo um paozinho? Segundo Dr. Roberto Markarian, diretor da Clínica ImplArt, isso acontece por que provavelmente o paciente tinha realizado um tratamento de canal, e não tinha um núcleo intrarradicular. Mas vamos explicar melhor: após um tratamento de canal o dente fica “oco” por dentro, ou seja, apenas suportado por sua capa externa e portanto frágil. Quando é realizado um núcleo após o canal, antes de receber a coroa dentária, o dente adquire estrutura para resistir a esforços e longevidade. Acompanhe que te contamos mais a seguir.

Guia sobre núcleo intrarradicular
O núcleo é a parte de reforço interno de uma coroa dentária
É uma etapa importante para dar suporte e resistência à coroa de porcelana dentária. Veja mais sobre materiais para núcleos dentais. Se a coroa fosse instalada sem um núcleo, a prótese provavelmente não seria capaz de suportar o esforço mastigatório e consequentemente sua duração seria menor.
Veja também este artigo em nosso blog que fala um pouco mais sobre tratamento de canal, núcleo e coroa de porcelana. O núcleo de reforço (pino dental) pode hoje ser fabricado em vários tipos de materiais: desde metal, zircônia, fibra de vidro e fibra de carbono.
A escolha do material está condicionada a alguns fatores, como a localização na arcada dentária e a carga mastigatória que a coroa será submetida.
O núcleo metálico é considerado mais resistente (especialmente indicado para a área mais escondida e utilizada da arcada), enquanto que a zircônia é considerada mais estética por ser branca (indicada para a área mais visível, ou seja, a parte anterior da arcada).
Existem alguns tipos de coroas dentárias atualmente, sendo que a mais moderna é de Zircônia Computadorizada CADCAM. A coroa dentária em zircônia pura se destaca por oferecer alta resistência e durabilidade, sendo uma das opções mais modernas e seguras da odontologia atual.

Seu processo de fabricação é totalmente digital realizado no Laboratório de Prótese Digital da Clínica ImplArt. Neste processo, é utilizado um scanner intraoral 3D para captar a anatomia dos dentes com precisão, eliminando as desconfortáveis moldagens com massa. Isso proporciona mais conforto ao paciente e maior exatidão no ajuste da coroa. Além de extremamente estética, a zircônia é livre de metais, uma característica cada vez mais valorizada por quem busca um tratamento biocompatível, resistente e com aparência natural ideal para reabilitar o sorriso com segurança em regiões estéticas e posteriores.
*Para conhecer os tipos de coroas dentárias, acesse: Tipos de coroas dentárias: conheça os 5 principais modelos
Saiba mais sobre coroa projetada por computador.
Como é feito o tratamento:
- Em alguns casos é realizado um tratamento de canal para preservar a raiz;
- A raiz e o dente são preparados para receber o núcleo;
- Quando de composição metálica, a moldagem é feita diretamente no interior da raiz;
- Quando em zircônia, o pino é cimentado dentro da raiz;
- Retira-se um molde do núcleo para preparar a coroa protética. Na ImplArt esse molde pode ser realizado convencionalmente (com massa) ou digitalmente através de scanners intraorais;
- A coroa é instalada sobre o núcleo;
- A duração do procedimento é variável, pois depende da complexidade de cada caso. Em algumas pessoas pode ser realizado em Day Clinic.
Vantagens da técnica:
- A coroa dentária devolve a capacidade mastigatória bem como a estética do sorriso;
- A aparência desse tipo de prótese é muito semelhante aos dentes naturais, portanto fica indistinguível quando instalada;
- Seu sorriso volta a ficar bonito e completo, livre de pontos inestéticos, como cáries, restaurações metálicas, ausências, etc;
- A raiz fica protegida e saudável;

Após a conclusão do tratamento, o paciente recebe a recomendação de visitar o dentista a cada 6 meses para a realização de uma profilaxia, limpeza dental, e acompanhamento e monitamento dos resultados.
Em casos nos quais os dentes estejam enfraquecidos e não seja mais possível reconstruir o dente com coroa dentária, indica-se a realização de um implante dentário.
Entre em contato conosco e agende sua consulta com nosso diretor clínico, Dr. Roberto Markarian, referência em odontologia digital e modernos tratamentos dentários.
Agende sua consulta agora por WhatsApp
Ola , eu fiz um tratamento de canal no superior frontal e coloquei um pivor .nao esta se adptando ficou froxo eu gostaria de fazer um implante sera possivel ?eu ainda tenho o nucleio mais o dentista acha que devo remover e colocar uma protese eu nao quero.
possivelmente sua raiz está fraturada ou cariada o que indica a realização de um implante, veja mais:
https://www.implart.com.br/raiz-fraturada-e-uma-indicacao-de-extracao-dentaria-e-substituicao-por-implante/
Tenho um dente tratado de canal, o dente quebrou inteiro, ficando do a raiz. É possível colocar um núcleo+ coroa? Ou seria melhor um implante?
Em geral sim é possível fazer um núcleo e coroa nessa situação. Basta que a raiz remanescente seja resistente, que o dente não tenha cáries e que a fratura tenha ocorrido acima da linha da gengiva
Eu fiz um tratamento de canal e coloquei um.pino..porém tenho boa parte do dente, vou ter que colocar uma coroa , a minha dúvida se essa coroa é parcial ou total?
Em geral a coroa dentária é feita total, as coroas parciais estão em desuso.
Preciso de ajuda. EU quebrei três dentes na frente, todos eles fiz canal. Fiz um procedimento de aumento d coroa.E depois q fui tirar os pontos estava doendo, meu dentista mandou eu procurar um profissional pra possível retratamemto d canal.Fui em dois dentistas e dois falaram q não preciso fazer retratamemto, mas falou q um dois dentes tenho q extrair. Só q outro falou q não.
Tenho como eu saber se eu preciso extrair ou não preciso.??
Olá Geisa. Para opinar sobre o seu caso, seria necessário realizar uma consulta e exames radiológicos. Venha nos fazer uma visita: 11 3262-4750.
Tenho um dente com canal, já feito a 1 ano mais ou menos. Ele quebrou pelo meio, mas não saiu nenhum pedaço. A metade do dente do Kadu de dentro está mole. A que vai ser agora???? Tô muito desinquieta com está situação!?!?
Um dente quebrado ao meio acaba ficando sem a possibilidade de reconstrução e tem indicada a sua extração.
Seria oportuno colocar imediatamente um implante dentário para adiantar a reconstrução do dente no local.
Olá tenho um implante pré molar,e a prótese implantada( não sei se assim pronuncia) não aguenta a minha mastigação, que seria o ideal uma prótese metálica? Como funciona,ou de ouro para não quebrar? Obrigado
Olá Carlos, é importante avaliar o tipo de coroa utilizada. Atualmente a Coroa De Zirconia é a mais resistente que existe e muito indicada para dentes molares. Ela supera a resistencia da prótese metalo-ceramica.
Veja as características das coroas aqui: https://www.implart.com.br/tipos-de-coroas-dentarias-porcelana/
E saiba mais sobre a Coroa de Zirconia: https://www.implart.com.br/coroa-de-zirconia-translucida-cubica-ht/