Periodontia

Como saber se eu tenho doença periodontal?

 

A doença periodontal é caracterizada pela formação de um espaço entre a gengiva e o dente, uma bolsa periodontal que ajuda a acumular resíduos alimentares e bactérias. Ela é a principal causa da perda de dentes nos adultos. Como em todos os casos, somente um dentista pode determinar com certeza a condição do paciente e qual tratamento deve ser feito. Mas, as pessoas podem descobrir em casa, mais rapidamente, qual é o seu problema. No caso das doenças periodontais, o sinal mais característico é o sangramento gengival. Além disso, alteração na posição dos dentes, inchaço na gengiva, mobilidade nos dentes, retrações gengivais, mau hálito e retenções de alimentos são indícios de que a doença já pode estar instalada. 

A doença é causada pela placa bacteriana aderida ao dente. A atividade bacteriana nessa região libera toxinas que causam inicialmente o afrouxamento da gengiva, abrindo espaço para infecção em seu interior. Esta infecção leva à deterioração progressiva dos tecidos de suporte dos dentes e em casos avançados, eles ficam moles e caem. Porém, alterações na gengiva também podem estar associadas à causas emocionais, medicamentos ou imunidade baixa. Por isso é importante realizar uma consulta para que sejam avaliadas as causas. 

 

Leia sobre substituição de dentes com doença periodontal por implantes

 

Para realizar o tratamento, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai retirar a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. As cirurgias podem ser indicadas caso os procedimentos citados não atinjam toda a área da raiz comprometida. Mesmo com o tratamento adequado, podem haver sequelas como deslocamento na posição do dente, perda óssea e retração gengival. Para diminuir esses efeitos, existem procedimentos cirúrgicos e protéticos. Se você está notando alguns desses sintomas em sua boca, não deixe de agendar uma consulta para iniciar um tratamento adequado o quanto antes, e dessa forma evitar problemas mais graves, como a perda dos dentes.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: doença periodontal, sinal, sintomas, problema, dentista, tratamento, placa bacteriana, perda de dentes, dentista, gengiva, gengivite, periodontite, dentes moles, sangramento na gengiva, mau hálito, acúmulo de placa, sangramento gengival.

 

logo_branco_9.png

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 
WhatsApp.: +55 11 99598-1866


Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 

CRO SP 73.583

Pesquisar

Pesquisar