Implantes Dentários

Como é feita a manutenção dos implantes dentários?

 

 

O sucesso do tratamento com implantes dentários não depende somente da qualidade dos materiais utilizados e do conhecimento técnico do cirurgião dentista, mas também da manutenção dos resultados durante os anos seguintes. Quando se fala em manutenção de implantes dentários, não nos referimos necessariamente em “troca de peças”, como se pode imaginar, mas sim em cuidados com limpeza, mastigação e o comprometimento do paciente com relação as visitas regulares ao consultório odontológico. São condutas necessárias para preservação da saúde dos tecidos ósseo e gengival em torno do implante. A manutenção dos implantes se divide em duas classes: os cuidados diários, em casa e os cuidados profissionais, no consultório. A higienização oral no paciente com implantes dentários não é uma tarefa muito difícil e pode ser realizada praticamente da mesma forma que uma pessoa com dentes naturais costuma fazer, ou seja, escovação após as refeições, o uso de fios dentais e antissépticos bucais para evitar a formação de placa bacteriana, cáries nos dentes remanescentes (se for o caso), gengivites, periodontites e periimplantite. Apenas alguns modelos de próteses, como por exemplo, o protocolo de Branemark, exigem uma atenção especial quanto à higienização. Veja esse exemplo clicando aqui. 

 

As visitas regulares ao consultório também são parte importante para manutenção dos implantes e das próteses. No primeiro ano após a cirurgia, elas são necessárias para acompanhar o processo cicatricial, ou seja, a osseointegração dos implantes. Para isso é necessário a realização de exames de imagem (a ImpArt dispõe de um moderno centro radiológico). As visitas nos anos seguintes são necessárias para acompanhar a saúde e a preservação dos tecidos ósseos e gengivais em torno dos implantes. Nessas visitas, o dentista também vai verificar a necessidade de fazer uma limpeza profissional para eliminar acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese. Vale ressaltar que o paciente que recebeu os implantes dentários para substituir dentes que foram perdidos por causa de doenças periodontais devem ter cuidados redobrados com a higiene oral e retornar com mais frequência ao consultório, porque a chance de a doença voltar é ligeiramente maior. O intervalo das visitas depende de cada caso e é determinado assim que o tratamento é finalizado. 

 

Deve-se ter cuidado ao mastigar alimentos ou objetos muito duros. Os materiais utilizados pela ImplArt nos implantes dentários e nas próteses são de excelente qualidade, mas o cuidado com a mastigação do paciente com implantes dentários deve ser idêntico ao de pessoas com dentes naturais. Eventualmente pode ser necessário trocar alguma peça. Isso ocorre quando:

 

  • Não houve cuidados com higiene oral por parte do paciente e eventualmente houve a corrosão de algum dos materiais;

  • O paciente mastigou algum alimento ou objeto muito duro e houve fratura da prótese;

  • O retorno da doença periodontal consumiu o osso e/ou a gengiva que sustentavam o implante e ele ficou móvel ou caiu. Nesse caso pode ser necessário realizar um enxerto ósseo para reconstrução da estrutura ideal para reimplantar o pino.

 

Conheça a ImplArt Odontologia

A Clínica ImplArt é dirigida pelo especialista em implantes dentários Dr. Roberto Markarian. Possui atualmente a experiência de mais de 5.500 implantes de qualidade instalados, centenas de casos de odontologia estéticasolucionados e milhares pacientes satisfeitos. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: manutenção dos implantes dentários, qualidade, cirurgião implantodontista, limpeza, mastigação, higienização oral, escovação, fios dentais, antissépticos bucais, placa bacteriana, cáries, gengivites, periodontites, periimplantite, protocolo de Branemark, osseointegração, centro radiológico, limpeza profissional, doenças periodontais, enxerto ósseo, especialista em implantes dentários, odontologia, estética.

 

logo_branco_9.png

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 
WhatsApp.: +55 11 99598-1866

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 
CRO SP 73.583

Siga-nos

Pesquisar

Follow Us

+55 11 32624750