Tratamentos para o diastema dental e dentes muito separados

O diastema dentário é o nome dado a dentes que ficam separados entre si, gerando um espaço aumentado, que geralmente compromete a estética e pode alterar a funcionalidade.

O Diastema dental – espaço exagerado entre dentes – é uma alteração dentária comum

Ter um sorriso bonito e bem cuidado ajuda na composição de uma boa aparência e certamente é um desejo comum na maioria das pessoas. Porém existem alguns problemas que podem comprometer a estética do sorriso, e um deles é o diastema.

Trata-se de uma condição caracterizada por apresentar um espaço entre dentes ou a ausência de contato lateral entre dois ou mais dentes consecutivos. Esse problema pode acontecer em qualquer parte da arcada dentária, superior ou inferior, porém costuma causar mais incômodos quando situada na região frontal da arcada.

Apesar de não representar um risco à saúde bucal, o diastema pode interferir na autoestima de algumas pessoas, que podem se sentir envergonhadas em situações de convívio social.

O diastema pode comprometer a estética do sorriso

O problema não afeta diretamente as atividades do paciente. A mastigação não é afetada e a arcada não deve sofrer com complicações no futuro. A decisão de tratar ou não o diastema normalmente vem por alguma situação estética ou psicológica.

Os diastemas podem ser fisiológicos, patológicos (localizados ou generalizados) ou provocados devido a disjunção palatal. O diastema pode vir acompanhado de problemas estéticos gengivais como a falta de gengiva entre os dentes.

Pode aparecer durante a dentição decídua, nascimento dos dentes, com espaços generalizados. Na dentição mista a situação também pode acontecer, mas na maioria dos casos (cerca de 82%) o fechamento é espontâneo e não é preciso intervir.

Causas do diastema nos dentes

Outras causas possíveis do diastema:

Tratamento para diastemas dentais

Existem diversas opções de tratamento para o problema e cada caso necessita de um diagnóstico específico. Aplicação de facetas laminadas em cerâmica ou lentes de contato dental, instalação de coroas de porcelana, aplicação de fragmentos cerâmicos, fechamento de diastema com resina composta são técnicas indicadas para fechamento de diastemas entre 0,5 e 3 mm.

Tratamento realizado com lente de contato dental
Fragmento cerâmico para fechamento de diastema

Já o tratamento ortodôntico pode ser indicado para diastemas maiores que 3 mm. Também é possível optar por: combinação com facetas diretas de resina composta para dentes desalinhados, mudança de cor ou dentes mais alongados, ou uma combinação com gengivectomia e gengivoplastia quando é preciso alongar a coroa dos dentes.

Comentário (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583