coronavirus no dentista

É seguro ir ao dentista durante o coronavirus?

Durante a epidemia do coronavírus, os dentistas estão mudando a maneira como realizam o atendimento odontológico para que seja mais seguro ir ao dentista.

No início da pandemia as orientações das autoridades sanitárias eram no sentido de adiar as consultas de rotina e manter apenas os atendimentos de emergência. Dados de mercado mostram que mais de 90% dos atendimentos odontológicos foram impactados nesse momento inicial, ou protelando ou adiando procedimentos odontológicos não essenciais durante a pandemia de coronavírus.

No entanto, com a reabertura gradual das atividades da sociedade, os atendimentos para tratamentos normais da odontologia também estão sendo retomados. Nosso trabalho é tornar essa retomada dos atendimentos no na Clínica ImplArt o mais segura possível.

dentista e coronavirus 2
Equipamentos de proteção individual para o dentista: face shield, mascara N-95 PFF-2, gorro, óculos e avental

Um ponto alto de nossos trabalhos na Clínica ImplArt é que trabalhamos com Odontologia Digital, que oferece recursos para tratamentos dentários mais breves e eficientes. Dessa maneira, o menor tempo e manipulação dental que a Odontologia Digital traz são ideais durante a epidemia de Coronavirus.

Riscos para o dentista durante a pandemia de coronavirus

Os dentistas tem múltiplas preocupações e responsabilidades durante a pandemia de coronavírus. As preocupações são no sentido de proteção de todos os indivíduos contra o COVID-19, tanto dos pacientes, quanto da equipe que atua em todas as interfaces de um atendimento odontológico.

Como atuam na região bucal, onde pode haver o contágio do coronavírus, os dentistas e equipe dental são profissionais que devem usar recursos extras de proteção para garantir a segurança durante os procedimentos, os EPIs. Entre estes recursos estão por exemplo: duplas máscaras de proteção, anteparos acrílicos, óculos, aventais próprios para este uso e descartáveis a cada atendimento, além de luvas especiais.

Em alguns tipos de atendimentos odontológicos, há a liberação de aerossóis durante o trabalho em boca do paciente. Os aerossóis são uma nuvem de vapor e gotículas / partículas que ficam suspensas no ar.

O principal meio de formação de aerossol no dentista é com o uso do motorzinho dental ou durante uma limpeza com jato de bicarbonato. Muitos destes procedimentos estão sendo protelados e substituídos, com o intuito de reduzir esta emissão. Porém, quando há a necessidade de realiza-los, utilizamos um aspirador próprio de partículas.

dentista e covid 2
Equipamento de aspiração de partículas desenvolvido em nossa clínica para ser usado em tratamentos

A implArt é a melhor clínica de Odontologia e Implantes Dentários do Brasil, segundo o GCR.

Como aumentamos a segurança da clínica odontológica para o tratamento dental, para evitar a COVID-19?

Atendimento com capacidade menor:

Conforme recomendado pelas autoridades sanitárias, diminuímos nosso horário de atendimento para atender menos pacientes e aumentamos os intervalos entre as consultas.

Triagem para entrar na clínica:

Cada paciente que entra na clínica tem sua temperatura aferida e é fornecido álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, cada paciente que ingressar na clínica deve estar utilizando máscaras de proteção e seu uso deve ser mantido ao longo de toda sua estadia.

Sala de espera reduzida:

A recepção teve o número de assentos diminuído, o espaço entre cadeiras foi aumentado, e temporariamente retiramos nossa máquina de café de cortesia. Foram criados anteparos nas bancadas da recepção de modo a proteger os pacientes, e a assepsia do ambiente é realizada de modo constante.

Acompanhantes:

Recomendamos que, quando possível, o paciente não traga acompanhantes em sua consulta, de modo a diminuir a quantidade de pessoas na sala de espera.

Alteração de procedimentos para evitar aerossóis:

Alguns equipamentos (seringas de ar e água, por exemplo) ou certos procedimentos podem acabar produzindo mais aerossóis, o que tentamos evitar. Caso os aerossóis sejam inevitáveis em determinado procedimento ​​(o que pode ser o caso de certas cirurgias ou procedimentos extensos), os dentistas podem então se utilizar a suctores de ar ambiente.

Manutenção de janelas abertas:

Estamos incentivando a ventilação natural e o menor uso do ar condicionado nos ambientes da clinica, para estimular a renovação natural do ar nos consultórios.

Reconfiguração de procedimentos consultórios, radiologia, laboratório de prótese e centro cirúrgico:

Criamos novas barreiras físicas para separar ambientes e pessoas. Além disso redobramos a higienização e desinfecção química de todos os objetos do consultório, das cadeiras, bem como dos trabalhos de laboratório em trânsito na clínica, a cada atendimento.

Aumento dos critérios de esterilização:

As salas de atendimentos são completamente higienizadas e é feita a assepsia adequada antes de cada atendimento. Além disso, utilizamos materiais de uso único e descartáveis, de acordo com as diretrizes mais modernas.

Utilização de novos equipamentos de proteção individual (EPIs):

O visual dos dentistas atualmente mudou pois temos que usar mais barreiras e equipamentos de proteção como máscaras faciais. Em algumas situações teremos que usar ainda outras formas de EPIs durante os atendimentos como toucas, aventais impermeáveis, luvas especiais.

Ir ao dentista continua sendo importante apesar do coronavírus

Temos constatado um aumento na procura por emergência no dentista durante o surto de coronavirus pois muitos dentistas pararam totalmente seus atendimentos e muitos tratamentos ficaram interrompidos.

Caso você esteja enfrentando algum tipo de emergência odontológica ou dor prolongada (sangramento, inchaço, trauma, latejamento, pontadas), é essencial que você receba atendimento o mais rápido possível. Porém se você fica com medo ou ansioso para voltar à cadeira do dentista devido ao risco de contrair a COVID-19, entre em contato conosco antes de vir.

dentista e coronavirus 3
Cirurgia de implante dentário durante a pandemia de coronavírus

Poderemos, a partir de seu relato, estimar o grau de urgência de seu caso e ver se é possível continuar seu tratamento. Importante continuar cuidando dos dentes e gengivas, como faria normalmente..

Recomendações gerais sobre ir a sua consulta no dentista durante a pandemia de COVID-19

  • Use sempre sua máscara quando comparecer à sua consulta no dentista durante a pandemia de coronavirus!
  • Não venha à clínica se sentir-se resfriado, gripado ou com febre.
  • Lave com frequência as mãos com água e sabão e se não for possível aplique álcool gel.
  • Respeite o tempo de quarentena caso tenha sido contaminado pela COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011