Como cuidar de dentes fraturados?

Na maioria dos casos, os dentes fraturados são resultado de acidentes que causam lesões na região da boca. Adultos e crianças podem sofrer de quebras nos dentes quando passam por pequenas distrações durante o dia. Traumas e batidas nos dentes estão entre as causas mais frequentes das fraturas.

A maioria das situações que leva a um dente quebrado ocorrem com, quedas no chão na rua ou ambiente doméstico, acidentes de moto ou de bicicleta ou durante a prática de esportes. No caso de crianças, que sempre estão pulando, correndo ou se pendurando em alguma coisa, os pais precisam ficar atentos para prevenir lesões aos dentes.

O que fazer com um dente quebrado?

Mas, como não é possível evitar todos as situações, os profissionais recomendam que o paciente seja levado ao consultório prontamente para evitar problemas futuros. Outra conduta é levar o pedaço de dente quebrado, guardado em um recipiente com água, para que eles não tenham sua cor alterada. Com isso, é possível reconstruir dentes de leite ou permanentes através de uma colagem.

Meu dente caiu e agora?

Em casos em que o dente cai totalmente, o paciente precisa ter calma e saber proceder para não perder o dente. Para os permanentes, a indicação é o reimplante imediato, depois de uma limpeza com soro fisiológico. A própria pessoa pode fazer isso, mas precisa seguir para o consultório do dentista logo em seguida. Isso é feito para não deixar um espaço na arcada e permitir que outros dentes se movam.

Atenção para as instruções para o reimplante de dentes fraturados:

Tenha calma, respire, leia as instruções com atenção:

  • Se não for possível recolocar o dente, ele deve ser preservado em uma vasilha com água ou soro fisiológico. Ele nunca pode ser transportado em um ambiente seco.
  • Lave o dente com soro.
  • Não raspe o dente.
  • Se conseguir recolocar o dente lugar, faça o mais rápido possível.
  • Até chegar ao profissional, não é indicado esfregar ou tocar a raiz do dente.
  • Na maioria dessas situações é necessário realizar um tratamento de canal no dente reimplantado.

Todas as técnicas emergenciais empregadas pelo dentista a partir daí visam evitar problemas no futuro como escurecimento do dente, redução da raiz e outras situações. Em todos os casos, o paciente precisa manter a calma e procurar salvar ou guardar o dente, ou o pedaço dele, para se dirigir ao consultório. A pressa e o nervosismo só pioram a situação e as possibilidades de tratamento.

A ImplArt Odontologia só atende com hora marcada, mas se você sofreu alguma fratura ou perda do dentes fraturados devido a algum acidente, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo para que possamos verificar um horário mais próximo possível. Em alguns casos conseguimos atender pelo Day Clinic. Em casos urgentes de dentes fraturados, recomendamos que você se dirija à uma clínica que atenda emergências odontológicas ou clínica 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011