Os implantes dentários podem sofrer com doença periodontal (periimplantite), e ela ocorre na maioria das vezes por causa de uma higienização oral inadequada. Entenda a seguir.
A doença periodontal é uma doença crônica de origem bacteriana que manifesta uma série de condições inflamatórias que afetam os tecidos gengival e ósseo que torno dos dentes. Os implantes dentários com prótese fixa são indicados para suprir a ausência dentes, sendo capazes de devolver a estética e a capacidade mastigatória.
No entanto, o paciente que passa por uma reabilitação com implantes dentários deve adotar algumas condutas para mantê-los saudáveis e firmes ao longo dos anos, sendo as principais o cuidado com a higiene oral e as visitas regulares ao consultório dentário.
As bactérias presentes na placa acumulada na superfície dentária é a responsável pela inflamação dos tecidos. Inicialmente ela causa inflamação das gengivas (gengivite), em casos moderados há o surgimentos de bolsas periodontais, que é quando a gengiva perde aderência e adquire o formato de bolsa.
As bolsas periodontais abrem espaço para atividade bacteriana na região abaixo da gengiva, causando inflamação e deterioração progressiva do tecido ósseo responsável pela sustentação do implantes.
Essa condição quase sempre leva a mobilidade e perda do implante dentário. Vale ressaltar que a periimplantite (doença periodontal em implante) nem sempre é causada por problemas de higienização oral inadequada, portanto é essencial que o o paciente retorne ao consultório para avaliações periódicas dos implantes.
Ela deve ocorrer cerca de uma vez por ano ou a critério do dentista. Entretanto, em muitos casos somente o olhar profissional do dentista é capaz de identificar problemas com os implantes ainda em fase inicial.
Nesses casos, os implantes são indicados com bastante critério. Antes de pensar na cirurgia da colocação de implantes dentários, o cirurgião implantodontista, junto com o periodontista, se concentram em paralisar a infecção.
A região afetada por doença periodontal é previamente preparada com uma limpeza profissional. Esse procedimento não traz desconforto ao paciente, porque é realizado sob anestesia local. Também pode ser prescritos antibióticos para controle e prevenção de infecções.
Conheça a ImplArt Odontologia com estrutura e equipe especializada em implantes dentários. Agende uma consulta, ficaremos felizes em recebê-lo!
Deixe um comentário