restauração dentaria

Onlays em resina

Indicações dos onlays em resina composta

Os onlays em resina também são conhecidos como restaurações indiretas de resinas compostas e ajudam a minimizar o estresse nos dentes e melhorar a forma de um dente que perdeu suas formas reais, normalmente por traumas ou cáries. Esse tipo de resina é preparado no laboratório, diferentemente dos outros tipos de restaurações que são totalmente feitas no consultório.

Eles são indicados para restaurações amplas nos dentes posteriores, quando o preparo envolver uma ou mais cúspides ou em uma restauração estética e adesiva em um dente em que não é preciso cobrir totalmente a coroa. Ele é contra-indicado para cavidades pequenas, em casos em que há impossibilidade de isolamento, margens cavitárias sub-gengivais, grande estresse oclusal assim como dentes que apresentam coroa curta.

Como em todos os casos, apesar das indicações e contra-indicações, o dentista vai determinar qual o melhor tipo de tratamento para cada paciente após uma avaliação minuciosa do caso. A maior vantagem do onlay em resina em comparação com as restaurações metálicas fundidas é sem dúvida a estética. Como resultado final, fica mais natural, com uma uniformidade na tonalidade dos dentes e no sorriso.

Leia mais sobre Onlays em porcelana computadorizada

Isso acontece com o uso e outras técnicas, mas com o onlay o resultado é ainda melhor e mais satisfatório, especialmente quando são empregados em situações de baixo estresse oclusal, como pacientes com oclusão balanceada e em dentes pré-molares. Mais atualmente, os onlays passaram a ser feitas em porcelana para oferecer maior resistência assim como estética.

Manutenção dos onlays

Uma vantagem do onlay em resina ao de porcelana é a facilidade do reparo. Quando necessário, os onlays de resina são mais facilmente reparados. O ajuste oclusal normalmente é feito depois da cimentação, enquanto que a porcelana apresenta uma superfície áspera e fica mais suscetível a trincas e infiltrações. O repolimento da porcelana também é mais difícil. Já a resina, pode ser repolida com técnicas convencionais e não apresentam potencial de abrasividade.

Se você ficou com alguma dúvida sobre onlays em resina composta, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com um dentista da ImplArt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011