Skip to main content

Autor: Equipe ImplArt

O Dr Roberto é um experiente especialista em Implantodontia. Somos uma Clínica Dentária de Implantes Dentários e Prótese Dentária, com foco no melhor de tecnologias avançadas como Implantodontia Digital. A ImplArt é considerada e melhor clínica de implante Dentário do Brasil pelo GCR.

Inteligência artificial na Odontologia: novidades e tendências

Com toda certeza todos já ouvimos falar de inteligência artificial. Atualmente este tema está presente em todas as áreas que lidam com tecnologia. Primeiramente cabe esclarecer que a inteligência artificial é um campo de estudo da ciência da computação voltado a simular o raciocínio, a aprendizagem e a capacidade de autonomia para tomar decisões semelhante aos humanos, por meio de algoritmos e dados. Dessa maneira, a inteligência artificial (IA) compõe sistemas e máquinas que sejam capazes de aprender e realizar tarefas. Tudo isso sem necessariamente precisar de inteligência humana e decerto inclusive na área da saúde ela pode ter aplicações.

Nós da Clínica Dentaria ImplArt estamos atentos a essas mudanças e já estamos continuamente implamentando o seu uso, tão logo estejam disponíveis, para benefício de nossos pacientes.

Mas você sabe como tudo isso tem sido usada e poderá influenciar a prática odontológica e beneficiar pacientes? Vamos saber um pouco mais sobre inteligência artificial e suas aplicações na odontologia abaixo.

O avanço das tecnologias na Odontologia

Certamente a Odontologia moderna tem sido bastante beneficiada pelo aprimoramento tecnológico ao longo dos últimos anos. Podemos destacar, como por exemplo, os processos e fluxos digitais, da moldagem digital até a produção em impressoras 3D, a robótica, o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para fabricação de próteses e restaurações, além de Lente de Contato Dental.

Houve, principalmente, avanço dos sistemas computadorizados CAD/CAM, softwares avançados para simulação de procedimentos e projeção de resultados (tratamento virtual), na radiologia digital computadorizada, entre outros.

Assim sendo, o uso de tecnologias na área da saúde, incluindo a Odontologia, está em constante evolução. Dessa maneira, as novas tecnologias possibilitam, cada vez mais, reduzir o número de procedimentos convencionais, ao mesmo tempo que aumentam a precisão, além da personalização e eficiência em diagnósticos e no tratamento. Certamente isto é aplicado a tratamentos com implante total, e prótese protocolo com uso da prótese protocolo em Zircônia. Além da criaçao de novos materiais, como o implante de zircônia.

Do mesmo modo, esta alta tecnologia infuencia tratamentos com implante dentario ao aprimorar sistemas de planejamento para cirurgia guiada por computador. De fato os implantes dentarios realizados com Guia Cirúrgico utilizam conhecimento computadorizado para planejar o melhor local para inserção dos implantes em uma cirurgia sem cortes. Decerto este sistema beneficia também os tratamentos de prótese protocolo com implantes.

Novidades e tendências tecnológicas na Odontologia dirigidas por Inteligência Artificial

A Clínica Odontológica ImplArt oferece tratamentos de alta qualidade e está sempre atualizada com as tendências mais modernas da odontologia. Estamos comprometidos em oferecer o que há de melhor em tecnologia aliada à odontologia, garantindo as melhores alternativas para o seu tratamento. Fique sempre conosco para se manter atualizado e obter os melhores resultados para a sua saúde bucal!

Algumas tecnologias utilizada na Clínica Odontológica ImplArt já possuem recursos dirigidos por IA. Confira a seguir.

Sorriso novo com planejamento digital

A inteligência artificial já está sendo usada em uma plataforma da Straumann, chamada Smilecloud que foi lançada em 2019. Trata-se de um recurso que utiliza ferramentas para visualizar mockups (modelos) virtuais realistas, centralizar e integrar dados biométricos, e projetar próteses funcionais, ajudando a pré visualizar o sorriso digital do paciente em um espaço de trabalho colaborativo.

A plataforma funciona como um mecanismo de busca de anatomia, onde profissionais podem empilhar e sincronizar seus fluxos de trabalho entre si para criar referências abrangentes, que poderão então ser utilizadas em modelos odontológicos, planejamento cirúrgico e tratamentos ortodônticos. A plataforma também considera características faciais e dimensão dos dentes para criar um sorriso ideal. Na prática, isso leva à uma melhoria dos processos e redução do tempo e de etapas do tratamento.

software smilecloud straumann funciona com inteligência artificial

Outra tecnologia utilizada pela Clinica Dentaria ImplArt é do Sistema CEREC Sirona, cujo software CAD possui interface estruturada e funções de feedback que possibilitam, dessa forma, uma curva de aprendizado para favorecer automatismos baseados em inteligência artificial. Dessa maneira, tal software possui recursos que funcionam (praticamente) sozinhos, sendo necessário apenas alguns cliques para chegar à restauração final.

cerec sirona inlab implart 50kb

Implante dentário inteligente

A plataforma Smilecloud Straumann já foi utilizada para auxiliar no planejamento de uma reabilitação oral com a técnica de implantes com carga imediata. Dessa forma, algoritmos assistidos por Inteligência Artificial foram utilizados para planejar o enceramento com base em modelos anatômicos virtuais.

Na prática portanto o recurso permitiu melhorar a precisão do posicionamento dos implantes, além da cicatrização e a adaptação dos tecidos. Dessa maneira a ferramenta também facilitou a comunicação e interação entre dentista e paciente em relação ao resultado potencial.

Impressão 3D de prótese dentária

Certamente a IA tem sido utilizada para melhorar a produção em impressoras 3D de fabricação aditiva de guias cirúrgicas para implantes dentários. O recurso permite refinar, detectar discrepâncias além de agilizar o tratamento.

Além de guias cirúrgicas para implante dentario, a IA auxilia e melhora a impressão 3D de restaurações e coroas fixas, bem como a análise do desempenho dos materiais utilizados para produção aditiva.

A Dinamarquesa 3Shape já disponibiliza softwares orientados por inteligência artificial para projeção de coroas dentárias com base em escaneamento digitais, tornando a produção mais rápida e com resultados previsíveis.

Um deles é um software para projetar próteses digitais, totais ou parciais e próteses sobre implantes, que utiliza uma nova maneira de projetar modelos digitais usando IA para inspecionar e corrigir o modelo, se necessário.

Em nossa clínica temos os softwares da empresa 3shape e já estamos utilizando essas tecnologias para benefícios de nossos pacientes.

scan trios 3shape escaneamento ontraoral 49kb
Escanemento intraoral para gerar molde digital

Os projetos digitais são realizados com base em escaneamento intraoral. Os scanners intraorais que captam essas imagens e geram o molde digital também utilizam Inteligência Artificial para facilitar a obtenção de ótimos escaneamentos.

Uma das impressoras 3D mais modernas para aplicação odontológica é a UltraCraft ChairSide Pro, disponível na ImplArt. Ela faz parte de um ecossistema que utiliza IA em serviços automatizados de pré-processamento de impressão 3D para criar restaurações fixas, restaurações removíveis, ortodontia digital e próteses para implantes.

Robótica

Braços robóticos equipados com sensores e câmeras serão cada vez mais utilizados para automatização de procedimento cirúrgicos na cavidade oral. A expectativa de que cirurgias se tornem menos invasivas, gerando agilidade e conforto ao paciente.

A tecnologia robótica também está presente nas impressoras 3D, seja por adição ou por fresagem.

Diagnóstico

Na Odontologia, a Inteligência Artificial tem sido utilizada como auxiliar na fase de diagnóstico, por meio de análise de imagens de radiografia que busca identificar rapidamente, de forma automática, alguns tipos de doenças dentárias ou da cavidade bucal, como por exemplo cáries, doenças periodontais e tumores. A agilidade e a precisão no diagnóstico ajudam ao cirurgião dentista traçar e iniciar rapidamente o tratamento mais adequado.

Tratamento ortodôntico

Outro exemplo de tendência da aplicação a IA na Odontologia é a análise de imagens fotográficas intraorais obtidas por smartphones com objetivo de monitorar à distância a ação de alinhadores transparentes ortodônticos.

Em alguns casos, o acompanhamento remoto pode ser útil para reduzir o intervalo de troca de cada alinhador, avaliar sua eficiência e até mesmo diminuir a necessidade de consultas presenciais, o que é altamente relevante para pessoas que viajam ou moram distante.

A IA estará presente em tudo na Odontologia?

A IA é uma inovação que, juntamente com o conhecimento técnico dos profissionais de saúde, permitirá cada vez mais melhorar e facilitar o processo de diagnóstico, produção de próteses e restaurações digitais, da reabilitação oral, do tratamento de doenças orais desafiadoras, dos procedimentos cirúrgicos e a comunicação entre profissionais e dentistas, inclusive de forma remota.

É normal que algumas pessoas, profissionais ou pacientes, questionem se o uso crescente da IA é uma boa coisa. Considerando os pontos citados acima, sem dúvida a IA é um bom recurso que traz benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes, melhorando a experiência, a acessibilidade, a personalização de atendimento e a rapidez dos procedimentos, desde que tomados os cuidados com proteção de dados e que condutas estejam de acordo com a ética profissional.

A IA é e será importante para auxiliar para os aspectos citado acima, mas o conhecimento técnico e a experiência do profissional sempre serão os maiores ativos. Principalmente quando se fala em Implantodontia, o conhecimento do Implantodontista sempre será necessário para a execução e planejamento cirúrgico.

Conclusão: A Clinica Dentaria ImplArt e o uso de Inteligência artificial

Primordialmente nós da Clínica Odontológica ImplArt prezamos pela alta qualidade de nossos tratamentos e estamos sempre acompanhando as mais modernas tendências na odontologia. Se você se interessa pela tecnologia aliada à odontologia, nos acompanhe sempre para manter-se atualizado e dessa forma saber as melhores alternativas para seu tratamento.

Dentes sensíveis após uma restauração: o que fazer?

Embora seja um procedimento simples e rotineiro, a restauração pode deixar algumas pessoas com dentes sensíveis após o procedimento. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a sensibilidade dentária desaparece por si só dentro de alguns dias.

O que é a restauração dentária?

A restauração é um dos procedimentos utilizados para tratar cáries, que são áreas do dente deterioradas por bactérias. A cárie forma pequenos orifícios (buraco no dente) ou deteriora completamente os dentes, portanto a restauração preenche o buraco no dente devolvendo seu formato e sua cor original.

A finalidade da restauração, portanto, é remover o tecido deteriorado, restabelecer o formato e a cor original, proteger o dente e paralisar a infecção para não precisar extrai-lo no futuro.

As pessoas normalmente generalizam o tratamento da cárie apenas como sendo uma obturação, entretanto esse termo é apenas uma das etapas do tratamento para cárie.

Durante o procedimento, o dentista realiza a remoção do tecido cariado e preenche o orifício com resina ou porcelana. Nos casos de cárie profunda, é feito primeiro o tratamento de canal, obturação e finalização com a restauração.

O que sentirei após fazer uma restauração?

Todo o procedimento é realizado após o dentista anestesiar a área ao redor do dente afetado. Por consequência, o paciente não sentirá nada durante a primeira hora ou duas após a consulta. Entretanto, quando o efeito anestésico acabar, é possível que algumas pessoas sintam:

  • Dor no dente tratado ou nos dentes vizinhos
  • Sensibilidade com alimentos e líquidos quentes ou então frios
  • Sensibilidade na gengiva
  • Dor ao apertar os dentes
  • Dor ou sensibilidade para mastigar, escovar ou usar fio dental      
carie preparo restauracao 50kb
Remoção de tecido cariado e fechamento com restauração
onlay porcelana 50kb
Restauração do tipo Onlay em porcelana

Por que pode ocorrer sensibilidade e dor no dente após uma restauração?

Pulpite (inflamação da polpa dentária)

Antes de preencher a cavidade, o dentista remove o tecido cariado do dente por meio de uma broca que, mesmo irrigada, pode liberar calor. Em casos raros, esse calor causa inflamação da polpa dentária, que é o tecido conjuntivo presente no interior do dente.

Existem dois tipos de pulpite: a reversível, que é quando o dente fica sensível, porém a polpa cicatrizará e melhorará espontaneamente, e a pulpite irreversível, que é quando a polpa inflama, mas não consegue mais se recuperar. Neste caso o dente precisará de um tratamento de canal para remoção da polpa.

Caso ao iniciar a restauração, identifique-se que a cárie é profunda e haja a recomendação de tratamento de canal, o cirurgião dentista irá indicar os próximos passos, podendo haver a recomendação de núcleo e coroa, dependendo do caso. Caso haja necessidade de realizar uma coroa dentaria, importante destacar que há diversos tipos de coroas, que terão suas características explicadas pelo cirurgião-dentista.

Leia mais:

Alteração na mordida

Em alguns casos, uma restauração provisória ou até mesmo definitiva pode deixar o dente tratado levemente mais alto do que os outros dentes, interferindo nos movimentos de mastigação (fiz restauração e meu dente doi quando mastigo), ou de fechar a boca, gerando uma pressão extra no dente afetado.

Não se trata especificamente de uma restauração mal feita dente, mas um caso que necessita de refinamento.

E o que fazer quando a restauração do dente fica alta? É muito importante relatar o dentista se você está sentindo algum incômodo durante esses movimentos, para que ele possa realizar os ajustes necessários.

Odontalgia referida ou dor referida

É um fenômeno caracterizado pela sensação de dor em uma área em que não está exatamente sua fonte. No caso da dor após a obturação, o paciente relata sentir dor nos dentes ao redor do dente tratado.

Isso ocorre por uma confusão do cérebro em identificar onde exatamente está a dor. Os sinais de dor do dente restaurado podem se irradiar para outros dentes e dessa maneira gerar uma confusão. Em geral, esse desconforto desaparece no período de uma ou duas semanas.

Reação alérgica

A sensibilidade logo após a restauração dentária também pode estar relacionada com uma reação alérgica a algum material utilizado no procedimento. Além de sensibilidade, poderá ocorrer uma erupção cutânea ou prurido nas proximidades.

Se você tem conhecimento de que possui alergia a qualquer material ou produto, relate ao dentista antes de começar o tratamento. Felizmente hoje temos uma grande variedade de materiais que não causam reação alérgica em tratamentos odontológicos.

O que fazer se houver sensibilidade após fazer uma restauração?

  • Relatar ao dentista qualquer desconforto para dessa forma descartar alguma causa mais séria
  • Tomar corretamente a medicação prescrita pelo dentista
  • Evitar alimentos e bebidas quentes ou geladas nesse período
  • Evitar alimentos e bebidas ácidas
  • Escovar os dentes com movimentos suaves. Utilizar creme dental para dentes sensíveis pode ajudar.
  • Temporariamente, mastigar no lado oposto ao dente tratado

Existe remédio para dor de dente após restauração?

O paciente deve tomar apenas o remédio que o dentista prescreveu, que normalmente inclui analgésicos específicos.

Quanto tempo dura a dor depois de restaurar o dente?

A sensibilidade deve desaparecer dentro de duas a quatro semanas. Se a sensibilidade não melhorar após esse período, ou o dente restaurado doendo depois de muito tempo, dente restaurado latejando, ou ainda se a dor estiver atrapalhando as atividades normais do dia a dia, não deixe de entrar em contato com o dentista.