Tratamentos para pacientes especiais

Cuidados necessários para manter a saúde bucal

Cada tratamento é diferenciado para cada tipo de caso e de acordo com a necessidade do paciente em questão. Quando se trata de pacientes especiais, a preocupação do profissional é a mesma. Além disso, ele precisa considerar alguns cuidados e evitar certos tipos de procedimentos por causa de algumas impossibilidades do próprio paciente.

São considerados pacientes especiais pessoas que estão nas seguintes situações: gravidez, apresentam malformações congênitas, alterações comportamentais, alterações da comunicação, alterações físicas adquiridas e pessoas que estão na fase de geriatria.

Como em todos os tratamentos, a eficácia do mesmo depende da cooperação do paciente no momento da execução e também após a saída do consultório.

Em algumas situações, esses pacientes podem não querer cooperar ou não entender as indicações e as necessidades do dentista. Tudo isso pode prejudicar a realização do procedimento e a recuperação. Por isso, em determinados casos, o profissional precisa utilizar outros recursos médicos para seguir o tratamento adequado.

Casos que exigem muita cooperação do paciente, como tratamento de canal, extração de dentes e restaurações, podem deixar os pacientes especiais em uma situação desconfortável. Para esses casos o dentista pode realizar os procedimentos com o paciente sedado. A sedação endovenosa é aplicada e administrada por um médico, depois de avaliar o paciente e verificar se há indicação segura.

Nos casos mais críticos, quando o procedimento é mais complicado ou quando o paciente se recusa ou não consegue “ajudar” o dentista, ele pode optar pelo hospital e anestesia geral.

Apesar dessa opção parecer estranha para algumas pessoas, o dentista conta com um local equipado e preparado para realizar qualquer tipo de procedimento da melhor forma possível. O profissional deve determinar quais casos precisam de intervenções mais complexas ou não. Mas, de qualquer forma, o dentista possui uma grande gama de opções para adequar às necessidades de cada paciente.

algumas, alterações, cada, casos, como, cooperação, dentista, especiais, mais, não, paciente, pacientes, para, pessoas, pode, procedimento, profissional, quando, situações, tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011