Diferenças entre ortodontia para adultos e crianças

Há diferenças na indicação e condução de tratamento ortodôntico para adultos e crianças?

A grande diferença entre o tratamento de ortodontia para adultos e crianças é o crescimento ósseo. Atualmente é muito comum ver jovens, crianças e adultos utilizando aparelho ortodôntico. O que antes parecia ser coisa dos pequenos, também virou tratamento comum para os mais velhos.

A verdade é que todas as faixas etárias podem realizar tratamentos desse tipo, seguindo, é claro, a orientação de dentistas. Os mais velhos já não possuem esse desenvolvimento, ou seja, a movimentação dos dentes é mais complicada.

Os pequenos devem procurar o dentista perto dos 7 anos para realizar sua primeira avaliação e dessa forma, o dentista pode determinar quando será preciso iniciar o tratamento. Grande parte das más oclusões é mais facilmente tratada durante a fase de crescimento.

Se, antes desse período o especialista em ortodontia perceber que é preciso intervir, um ortodontista fará uma avaliação completa para decidir quais procedimentos devem ser feitos. Já os adultos podem desenvolver grandes problemas durante o período em que a posição dos dentes e má oclusão não é tratada. Grandes problemas nas bases ósseas, normalmente, só são corrigidos com cirurgias ortognáticas.

Quem pode realizar um tratamento de ortodontia?

Para realizar o tratamento de ortodontia é preciso avaliar como está a estrutura em volta do dente. Não existe idade limite para a colocação do aparelho. O importante é que o paciente tenha consciência de que precisa utilizar o aparelho para melhorar não só sua oclusão e a posição dos dentes, mas também outros aspectos bucais e da face são beneficiados.

Graças ao avanço das técnicas, temos uma grande variedade de aparelhos ortodônticos mais discretos, que costumam ser uma preferência em pacientes adultos.

Leia as dúvidas frequentes sobre aparelhos ortodônticos.

invisalign alinhador transparente
Os alinhadores transparentes são interessantes para os pacientes adultos por ser uma opção de tratamento ortodôntico mais discreto
aparelho ortodontico autoligado mais confortavel
Aparelho ortodôntico autoligado: tratamento mais rápido e confortável

Os dentistas têm a sua disposição aparelhos móveis, fixos e placas de contenção para realizar o tratamento, inclusive aparelhos com planejamento e execução computadorizada. Cada um deles é utilizado de acordo com cada situação. Em alguns é preciso utilizar toda a gama existente, mas em outros, apenas pequenas intervenções já resolvem o problema.

Como na maioria das situações, o mais indicado é procurar seu dentista ou ortodontista de confiança e realizar uma avaliação. O melhor é começar o tratamento já quando criança, mas quando isso não é possível também pode ser feito já na fase adulta. Os resultados dependerão da cooperação e dedicação do paciente aliados a técnica do especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583