
Plástica gengival: para que serve a cirurgia?
A cirurgia plástica gengival é uma opção para as pessoas que não estão satisfeitas com seu sorriso e também com o formato e o tamanho de suas gengivas, principalmente pela falta de gengiva.
Cirurgia plástica gengival e recontorno dos dentes com resina composta
Quando muito aparentes, elas influenciam na harmonia do sorriso e na autoestima de algumas pessoas. A estética gengival influi no sorriso através de suas relações com os dentes, cor e espessura das gengivas. Com este procedimento é possível corrigir as deformações gengivais através da remoção de excessos e a reconstrução de áreas que possuem pouca gengiva utilizando enxertos de gengiva. A cirurgia é simples, feita com anestesia local e realizada no consultório do dentista.
Como é feito o enxerto gengival?
De uma forma geral o tecido gengival é retirado de outro local da boca como o céu da boca ou atrás dos dentes do siso. Porém hoje também é possível usar um enxerto de gengiva artificial, obtido de tecidos do porco. Após o procedimento, o paciente é orientado como deve realizar a higiene oral nos primeiros dias bem como sobre os medicamentos que deve tomar (normalmente antibióticos, anti-inflamatório e analgésicos).

Também recebe recomendações sobre a alimentação, principalmente para evitar ingerir alimentos com potenciais reações irritativas, como alimentos ácidos, muito salgados e picantes. O período de cicatrização depende de cada caso, mas a reabilitação total interno da gengiva acontece a partir de seis meses. Muitos pacientes recorrem a essa cirurgia devido à desarmonia gengival, que pode estar relacionada com o excesso ou a falta de gengiva.






A gengiva pode crescer?
O crescimento pode ser causado pelo uso de medicamentos como anti-hipertensivos, à base de alodipina, anticonvulsivantes, à base de hidantoína, e aparelhos fixos associados com uma má escovação.
A recessão ou retração gengival é a mudança da posição da gengiva com o aparecimento da raiz do dente, que se torna mais longo e sensível. Essa situação pode acontecer por causa de uma escovação traumática forte, má-oclusão, quando a mordida é sobrecarregada no dente com recessão, bruxismo e doença periodontal.
Para este tipo de correção, então o enxerto gengival pode ser indicado. O tecido utilizado é retirado da mucosa do céu da boca (palato). A cirurgia é contraindicada para pacientes que possuam problemas cardiovasculares sem tratamento, doença periodontal ativa, problemas sanguíneos bem como câncer de boca.
Agende sua consulta agora por WhatsApp
Fiz um implante dentário no dente da frente w a gengiva retraiu , e a gengival ficou diferente do dente ao lado. Qual melhor opção nesse caso? Enxerto Gengival ou enxerto ósseo?
A retração gengival em implantes frontais requer uma avaliação detalhada para determinar se a perda é apenas de tecido mole ou se há deficiência de suporte ósseo subjacente. Na Clínica ImplArt, o Dr. Roberto Markarian utiliza o planejamento digital para diagnosticar se a solução ideal envolve o enxerto gengival, para devolver volume e estética, ou o enxerto ósseo, caso a estrutura de suporte precise ser recomposta. Frequentemente, a combinação de técnicas de microcirurgia plástica periodontal e tecnologias de reabilitação da ImplArt oferece os resultados mais harmônicos e naturais para o paciente.