Vídeo sobre Overdenture: vale a pena fazer com implantes?
Overdenture é um tipo de dentadura. Uma prótese móvel feita sobre poucos implantes, normalmente dois, que possui um desempenho superior ao de uma dentadura. É uma prótese total (dentadura) que usa o apoio de implantes dentários para dessa forma melhorar a sua fixação.
A sobredentadura, também conhecida como Overdenture, é uma opção de tratamento eficaz para pessoas que possuem poucos implantes dentários. Essa prótese móvel, sustentada por dois implantes ou mais, oferece uma fixação muito mais estável quando comparada a uma dentadura convencional. Além disso, a sobredentadura proporciona um maior suporte aos tecidos faciais, auxiliando na manutenção da estrutura óssea ao redor dos implantes. Com essa solução, a qualidade de vida do paciente é significativamente melhorada, permitindo uma mastigação mais eficiente e uma fala mais clara. A sobredentadura é uma opção popular de prótese dentária, oferecendo conforto e confiança aos indivíduos que desejam restaurar a sua capacidade mastigatória e estética bucal.
Vídeo sobre Overdenture – Vale a pena fazer uma overdenture com implantes?
Esse modelo de prótese dentária pode ser indicada primordialmente para pessoas que têm dificuldade de retenção da prótese móvel (prótese que se move e sai do lugar). Os implantes promovem uma melhor fixação e evitam a saída da prótese, porém ainda permitem algum a movimentação na boca.
Entretanto o paciente consegue remover a prótese com facilidade sempre que necessário ou para realização da higiene oral. A prótese dentária da boca toda é um pouco diferente de uma prótese individual para implante odontológico pois não são feitos um a um. Em uma prótese para a boca toda são feitos alguns implantes em locais específicos.
A prótese overdenture fica pronta em quanto tempo?
A prótese final será elaborada após a cicatrização final do implante, portanto não é um tratamento instantâneo, nem tampouco muito rápido como quando fazer uma uma prótese dental fixa com carga imediata.
Como a prótese fica presa na boca?
Os principais sistemas de fixação de uma overdenture são o o’ring (macho e fêmea), barra-clipe e outros tipos de encaixes macho-fêmea. Na arcada inferior utilizamos normalmente dois implantes para fixar a prótese. No arco superior, esse modelo permite remover o “céu da boca” da prótese, desde que sejam utilizados quatro implantes. A ausência do céu da boca da prótese também trás mais conforto para o usuário e permite sentir melhor o sabor dos alimentos.
A prótese dental fixa com carga imediata oferece uma forma segura e eficaz de substituir dentaduras por uma prótese fixa e estável. Nesse procedimento, os implantes dentários são utilizados como suporte para a prótese, garantindo uma fixação adequada. A técnica de fixação mais comum é o uso de encaixes macho e fêmea, como o sistema de o’ring ou barra-clipe. Na arcada inferior, geralmente são necessários dois implantes para fixar a prótese, enquanto no arco superior, são recomendados quatro implantes para permitir a remoção do “céu da boca” da prótese. Essa remoção proporciona mais conforto ao usuário e permite uma melhor percepção do sabor dos alimentos.

Diferença entre overdenture e protocolo de Branemark
Uma prótese desse tipo normalmente fica mais estável do que uma dentadura comum, porém a única prótese que não apresenta movimentação em boca é a prótese fixa aparafusada diretamente sobre os implantes, também conhecida como prótese protocolo Branemark.
Além disso, a prótese parafusada diretamente sobre os implantes, conhecida como prótese protocolo, oferece uma maior estabilidade e segurança ao usuário. Este tipo de prótese é fixada de forma permanente nos implantes, o que impede qualquer movimentação durante a mastigação ou fala. A prótese protocolo também proporciona uma melhor distribuição de forças nos implantes, o que resulta em uma maior durabilidade e menos desgaste ao longo do tempo. Outra vantagem dessa prótese é a possibilidade de reabilitação imediata, ou seja, ela pode ser instalada logo após a colocação dos implantes, permitindo ao paciente ter dentes funcionais durante todo o processo de cicatrização.
Deixe um comentário