O mini implante é um pequeno parafuso de titânio que instalado no osso da maxila ou mandíbula atua como ancoragem temporária para os tratamentos ortodônticos.
Os mini implantes dentários são indicados para realizar movimentações isoladas dos dentes. Os modelos desses minis implantes disponíveis no mercado são: dispositivos de ancoragem temporária e implantes específicos para uso ortodôntico como implantes palatinos, miniplaca e mini implante.
Como em qualquer diagnóstico, o implantodentista vai avaliar o que deve ser feito e quais técnicas serão utilizadas e realiza um planejamento ortodôntico/cirúrgico pessoal, especial para cada paciente.
A partir daí, o especialista define qual tipo de implante será utilizado (palatinos, miniplacas ou mini implante dentário) e também realiza um estudo da área em que ele será colocado.
Em seguida, ele determina se a força deve ser aplicada de maneira direta ou indireta. Toda a preparação do processo de implante é amparada por radiografias que ajudam a definir os locais exatos de implantação.
A realização do procedimento requer anestesia local. Os movimentos do dentista devem ser leves, de acordo com o que foi decidido no planejamento, para evitar efeitos colaterais e problemas no futuro. O implante em tamanho mini será colocado no local solicitado pelo ortodontista, com muito cuidado pelo especialista em implantes dentais. A cirurgia do mini implante em geral demora apenas 5 minutos e não precisa de pontos pois o próprio pino veda o pequeno furinho na gengiva.
Os implantes ortodônticos são indicados para: intrusão de dentes anteriores, intrusão molar e verticalização de molares. Porém não são indicados para colocar um dente diretamente sobre eles. Para repor um dente perdido se utilizam outros tipos de implante dentário e prótese dentária.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o melhor tratamento, tipos de mini implantes, valor e preço, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe, ficaremos felizes em recebê-lo!
Deixe uma resposta