Qual é a diferença entre radiografia panorâmica e tomografia computadorizada?

Muitas vezes o paciente é solicitado, pelo dentista, a realizar exames radiológicos antes, durante e depois de determinados tratamentos odontológicos. Esses exames são muito importantes para fazer um correto diagnóstico e para planejar e acompanhar o tratamento. Os principais exames radiológicos na Odontologia são a Radiografia Panorâmica e a Tomografia Computadorizada. Mas você sabe qual é a diferente entre elas? 

Radiografia Panorâmica

É um exame radiográfico 2D utilizado para diagnosticar diferentes patologias e anomalias que podem ocorrer nos dentes, suas estruturas e ossos da mandíbula e maxilares. Ele é um complementar do exame clínico (aquele que é feito pelo Dentista na cadeira do consultório), pois a Radiografia Panorâmica pode mostrar problemas abaixo da linha da gengiva e não são facilmente visualizadas.

São os casos de problemas na polpa dentária, acúmulo de cálculo nas raízes, cáries, infecções, doenças periodontais, mobilidade dentária, fraturas ósseas ou radiculares, cistos, tumores, perda óssea, entre outros. Também é útil para acompanhar a evolução e a finalização de tratamentos, como enxerto ósseos e tratamento de canal.

Atualmente contamos com a Radiografia Panorâmica Digital, em que a imagem é visualizada no computador em tempo real, ou seja, o exame não precisa ser revelado em filme o que torna o diagnóstico muito mais rápido e ecologicamente correto. O dentista pode solicitar ao paciente a realização de Radiografias Panorâmicas antes, durante e depois do tratamento. A incidência de radiação desses exames é baixíssima se comparada aos equipamentos mais antigos. 

Tomografia Computadorizada Odontológica

É um exame, também radiográfico, porém com visualização tridimensional (imagem 3D) dos terços médio e inferior da face. Neste exame também são visualizados os dentes, estruturas anatômicas, ossos e seios da face, porém com volumes e precisão melhores do que a panorâmica.

É bastante útil para diagnósticos e planejamentos de diversos tratamentos odontológicos, principalmente com Implantes Dentários, porque com a Tomografia Computadoriza, o Dentista consegue fazer as medições dos volumes ósseos do paciente e planejar a colocação de Implantes com tamanhos e posicionamentos mais adequados às suas necessidades. A TC também permite ao Dentista evitar acidentes durante a cirurgia, como por exemplo, lesionar acidentalmente nervos e outras estruturas sensíveis.

A Tomografia Cone Beam é um exame computadorizado, ou seja, o Dentista pode rapidamente visualizar o exame na tela e fazer o diagnóstico e planejar o tratamento. Os principais softwares de Tomografia Computadorizada possuem o recurso de planejamento de implantes dentários.

 

Na Clínica ImplArt podemos realizar rapidamente em nossas instalações Tomografias e Radiografias panorâmicas para oferecer rapidamente o Diagnóstico e Planejamento de seu caso!

{loadmoduleid 190} 

Leia mais:

{loadmoduleid 140}

computadorizada, dentista, diagnóstico, estruturas, exame, exames, fazer, implantes, mais, panorâmica, para, planejar, pode, radiografia, rapidamente, são, também, tomografia, tratamento, tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583
Endereço
Rua Cincinato Braga, 37 - 11º andar - cj. 112
Bela Vista - São Paulo/SP CEP 01333-011
Telefones
Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.