Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp

Zircônia dental: melhor estética de próteses dentárias

Existem diferentes materiais que podem ser utilizados para construir uma prótese dentária, sendo as principais: resina com estrutura interna metálica (metaloplástica/protocolo Branemark), a cerâmica com estrutura interna metálica (metalocerâmica) e a opção mais estética que é cerâmica com estrutura interna em zircônia dental livre de metais (metal free).

Portanto, entre os possíveis materiais para próteses dentárias, temos:

  • a resina com estrutura interna metálica – é conhecida como metaloplástica ou protocolo Branemark,
  • a cerâmica com estrutura interna metálica – é chamada de metalocerâmica,
  • a cerâmica com estrutura em zircônia dental livre de metais.

A opção mais estética é a cerâmica com estrutura em zircônia dental livre de metais, também conhecida como metal free.

A evolução da prótese dentária estética

A maioria das infraestruturas totais ou parciais é feita com ligas metálicas que fazem o papel de suporte mecânico e funcional. Porém, sua coloração escura pode comprometer a estética final, primordialmente em áreas mais aparentes e importantes para os pacientes.

Por conseqüência, as estruturas cerâmicas sem metal ganham espaço, principalmente por alcançar um resultado mais estético, por sua biocompatibilidade, resistência e estabilidade.

A cerâmica e a zircônia dental são consideradas os materiais mais avançados, porque não contém metais em sua composição, o que proporciona uma prótese dentária estética e muito mais parecida com dentes naturais.

Os dentes de zircônia podem ser unitários, em pontes ou para arcada completa, instalados sobre dentes e sobre implantes dentários.

protese zirconia porcelana implante 50kb
Uma prótese dentária de zircônia é feita para mimetizar com perfeição os tecidos dentários e gengival. Acima a prótese de zircônia elaborada, e abaixo a prótese instalada. Tanto a cor como os formatos foram elaborados de forma individualizada e em conjunto entre o paciente e o implantodontista.

A zircônia dental é um material cerâmico branco e resistente, utilizado na construção da estrutura da prótese. Sobre essa estrutura é aplicada uma camada de porcelana, que torna a prótese semelhante ao dentes naturais em translucidez, textura e tonalidade.

Como a zircônia é branca, a prótese fica com tonalidade e translucidez parecidas com dentes naturais, mesmo quando submetida à luz.

Novos tipos de zircônia dental mais translúcida permitem a fabricação completa da prótese dentária por computador. sem a necessidade de aplicação de porcelana manualmente.

A tonalidade da zircônia é comparável à dentina natural humana. Em contrapartida, o mesmo resultado não pode ser alcançado com uma prótese que contenha estrutura metálica.

Zircônia – estética muito superior

A prótese metalocerâmica, quando submetida à luz, apresenta núcleo levemente escurecido. Além disso, com o tempo podem surgir linhas acinzentadas na margem gengival.

Isso porque naturalmente ocorrem mudanças ósseas e gengivais ao longo dos anos, e esse remodelamento pode expor uma pequena porção do metal da prótese e dessa forma causar um prejuízo estético no sorriso.

Outra vantagem da zircônia é que próteses fabricadas com esse material são totalmente planejadas em computador e executadas em impressoras 3D através de sistemas Cad/Cam. Isso permite a realização de próteses com mais rapidez e precisão.

Para sua comodidade, a ImplArt Odontologia possui um laboratório de prótese digital próprio que desenvolve próteses em zircônia dental. Agende uma consulta e saiba se esta técnica é indicada para seu caso. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Veja abaixo fotos de tratamentos com implantes e próteses dentárias fixas de porcelana e zircônia:

Leia mais sobre zircônia dental

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *