Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp

Implante para arcada completa com ou sem gengiva

O implante para arcada completa é sem dúvida uma excelente opção para reabilitação oral no paciente que não possui mais seus dentes e raízes ou que deseja substituir a sua prótese móvel por uma prótese fixa com implantes dentarios. Nesse sentido o tratamento com implante total e protese protocolo aparece como excelente alternativa para o paciente que apresenta os dentes de toda a arcada comprometidos.

A prótese protocolo em Zircônia é a mais moderna opção para quem procura tratamento com implante total, e quer o melhor resultado estético. Mas, você já imaginou ter uma prótese protocolo sem gengiva? Sim, isso é possível em casos que reunem alguns pré-requisitos. Certamente vamos te mostrar quais são as características necessárias, acompanhe abaixo para saber mais:

Existem três modelos de prótese total fixa sobre implantes que atendem diferentes necessidades:
Alguns modelos de prótese podem ou não possuir uma camada de gengiva artificial. Entretanto, a escolha dentre esses modelos nem sempre está condicionado a vontade do implantodontista ou do paciente, mas simplesmente para o atendimento estético das necessidades particulares de cada caso. Veja a seguir em quais situações os modelos disponíveis estão indicados.

Implante para arcada completa tipo Protocolo Branemark

Modelo feito em resina e que obrigatoriamente possui camada de gengiva artificial. Visualmente, dentes e gengivas imitam bem os naturais, porém dentre os modelos disponíveis, o protocolo Branemark é que mais se parece com uma dentadura móvel no aspecto visual. As cores de dentes e gengivas podem ser escolhidas dentre uma cartela de tons.

protese metaloplastica resina 50kb
Implante de arcada completa tipo Branemark com dentes e gengiva em resina. Na prótese protocolo a presença de gengiva é obrigatória.

Implante completo protocolo Metalocerâmico

A prótese é feita com estrutura metálica e revestimento cerâmico. O visual e a resistência desse modelo são muito semelhantes aos dentes naturais humanos. Pode ser confeccionado com ou sem gengiva artificial, também feita em cerâmica ou resina.

protese dentaria metaloceramica de arcada completa superior
Prótese total fixa em metalocerâmica com gengiva. 1 – Estrutura interna metálica; 2 – Prótese finalizada com cerâmica

Implante completo protocolo metal free

Prótese com estrutura em zircônia, material muito resistente e estético dentro da coroa porque é branca e revestida por cerâmica altamente resistente. Também pode ser confeccionada com ou sem gengiva artificial em material cerâmico ou em resina.

protese estrutura zirconia porcelana 50kb
Prótese de zircônia metal free com pouca gengiva: 1 – Estrutura interna em zircônia; 2 – Prótese finalizada com porcelana com discreta camada de gengiva artificial

prótese dentária fixa de zirconia
Prótese Dentária em Zircônia Pura para arcada completa, sem nenhuma camada de gengiva. Observe a naturalidade do trabalho. Este trabalho foi realizado em nosso laboratório de prótese interno, por nossos especialistas em implantodontia. Você deseja uma prótese como esta ? Consulte-nos

Quando a prótese com gengiva artificial é ou não é indicada para arcada completa?

Quando o paciente está há muito tempo sem os dentes naturais (mesmo usando dentadura) ou está com doença periodontal avançada, o volume do rebordo alveolar ósseo e a gengiva passam por um remodelamento ao longo dos anos. O volume ósseo é reduzido e a gengiva perde o formato natural (desenho de arcos) e dessa forma passa a ter o formato de linha reta.

Nesse caso, a prótese deve ter a função de devolver o formato e volume natural das gengivas, portanto o modelo ideal é o que possui camada de gengiva artificial. Vale lembrar que a gengiva não tem só a função de harmonizar o sorriso, mas também a de preenchimento e suporte labial, essenciais para não deixar o sorriso “murcho” bem atenuar as linhas do “bigode chinês”.

protese com ou sem gengiva 49kb
Nesta imagem podemos ver a diferença entre um paciente que tem gengiva acima à esquerda e um que não tem gengiva acima à direita. A situação favorável para uma prótese sem gengiva (abaixo) ocorre à esquerda, pois a gengiva já é natural. Do contrário, é necessário colocar gengiva na prótese dentária (abaixo à direita).

A prótese com camada de gengiva artificial também é indicada para o paciente cujo sorriso é considerado “aberto” (que expõe a arcada com mais facilidade). Dessa forma, a linha limite entre prótese e maxilas não fica aparente. Veja a seguir as imagens deste modelo:

protese zirconia pura 50kb
Prótese para arcada completa – fabricada em zircônia com camada de gengiva

Já os pacientes que não tem perda óssea avançada, portanto, que ainda mantem desenho e volume natural da gengiva, o implante pode ser feito com prótese sem camada de gengiva artificial e até mesmo com dentes esculpidos um a um. Veja modelos a seguir:

protese total sem gengiva 50kb
Prótese para arcada completa metalocerâmica sem camada de gengiva

Como citado anteriormente, a escolha da prótese sobre implante adequada é feita levando em conta particularidades de cada paciente, portanto a indicação só é feita depois de uma criteriosa avaliação do seu caso. Se você ficou em dúvida ou gostaria de saber qual modelo de prótese sobre implante que melhor te atende, então entre em contato conosco. A clínica odontológica ImplArt está pronta para atender a voce com os mais modernos recursos. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Comments (8)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *