Nova técnica evita a remoção de enxerto de gengiva do céu da boca

Mucoderm é um material que substitui o enxerto de gengiva da empresa suíça Straumann.

Trata-se de uma opção de enxerto de gengiva com muitas vantagens, principalmente com objetivo de evitar a necessidade de pré cirurgia de remoção de mucosa do palato (céu da boca do próprio paciente) como área doadora para procedimentos que necessitam de enxerto de gengiva. Ou seja, é uma alternativa viável e mais confortável ao tecido próprio do paciente em determinadas indicações. O enxerto de tecido mole com colágeno tridimensional de derme porcina, promove uma revascularização rápida e integração dos tecidos moles, incluindo cor e textura. 

A desvantagem do enxerto de gengiva do céu da boca.

Em muitas situações nas quais é necessário um aumento no volume gengival, o enxerto de gengiva pode então ser feito removendo um pequeno pedaço de gengiva de outra região da boca e posicionando no local que precisa de reparos. O local mais comum que serve de doador desse tecido é o céu da boca. O céu da boca parece ser rígido e formado por osso, no entanto contém uma espessura bastante grande de uma gengiva fibrosa que é favorável para a utilização em cirurgias de enxertos gengivais. 

Indicações para o enxerto de gengiva.

  • Recobrimento de raízes expostas
  • Aumento na espessura de gengiva para implantes dentários
  • Formação de gengiva mais rígida (gengiva inserida), para áreas inflamadas com gengiva flácida
  • Aumento na altura de gengiva (em algumas situações)
  • Recobrimento de implantes muito expostos. 

Características e vantagens do Mucoderm:

  • Material biosseguro
  • Evita a morbidade e possíveis dores em decorrência da remoção do tecido no local doador (gengiva do céu da boca)
  • Reduz o tempo de tratamento cirúrgico bem como sua recuperação
  • Remodelação completa no tecido do próprio paciente no espaço de 6–9 meses
  • Sua elevada resistência à tensão permite que o enxerto seja moldado e usado em todas as técnicas cirúrgicas de tecidos moles
  • Indicado para aumento/espessamento dos tecidos moles, cobertura de raízes, correção de resseção gengival e outras deficiências em tecidos moles.

Chances de sucesso para o enxerto gengival

Os enxertos gengivais são procedimentos com grande dificuldade na odontologia. Suas chances de sucesso são boas porém nem todos os casos podem receber enxertos de gengivas. Converse conosco sobre a avaliação de seu caso e sobre a análise da indicação correta para um aumento de gengiva. A Straumann é pioneira em pesquisa e desenvolvimento de implantes dentários de alta tecnologia, instrumentos cirúrgicos, componentes de prótese bem como biomateriais para regeneração dos tecidos orais desde 1974. 

Essa excelência certamente permite oferecer tratamentos menos traumáticos, menos invasivos e com resultados mais previsíveis a longo prazo. O Dr. Roberto Markarian, coordenador científico da ImplArt, é membro da ITI – International Team for Implantology, uma entidade ligada à Straumann que congrega os melhores especialistas mundiais para o desenvolvimento de novos produtos e técnicas. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou agende uma consulta.

aumento, boca, céu, ceu da boca, Com ou sem enxerto, como, enxerto, enxerto de gengiva, enxerto gengival, enxertos, gengiva, gengiva faltando, gengiva fina, gengival, gengivas, implantes, local, mais, moles, mucoderm, o enxerto, paciente, para, pouca gengiva, próprio, remoção, seja, straumann, tecido, tecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583
Endereço
Rua Cincinato Braga, 37 - 11º andar - cj. 112
Bela Vista - São Paulo/SP CEP 01333-011
Telefones
Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.