
Importância da mastigação correta
Apesar de muitas pessoas não saberem, uma boa mastigação é muito importante para a digestão, já que na verdade é o primeiro passo do processo. A preocupação com a qualidade da alimentação também deve se estender a forma de mastigar o que é levado a boca e o tempo que é destinado a essa atividade.
Para que a mastigação realmente seja bem feita e possua bons efeitos, a arcada dentária deve estar em dia, sem problemas na posição dos dentes, sensibilidade e outros fatores que podem afetar os dentes e suas funções principais. Uma mastigação eficiente, lenta e compassada, com pausas entre cada deglutição, é muito importante para a digestão.
Uma mastigação mal feita não fragmenta totalmente os alimentos, aumenta o tempo de digestão e sobrecarrega o sistema digestivo.
Pessoas que se alimentam muito rápido possuem menos sensação de saciedade e acabam comendo mais, já que o cérebro não transmite os sinais de que está satisfeito rapidamente.
Outro problema é a perda do gosto dos alimentos, já que as papilas gustativas estão localizadas na cavidade bucal.
A mastigação incorreta pode aumentar em até três vezes os riscos de gastrite e úlcera. Os benefícios de uma boa mastigação não são apenas para a boca e para os dentes. Todo o sistema digestivo ganha com hábitos melhores e mais saudáveis.
Leia mais: substituição de dentes perdidos por implante dentário
alimentos, boca, dentes, deve, digestão, digestivo, feita, importante, leia, mais, mastigação, muito, não, para, perda, pessoas, rápido, sistema, tempo, transmite