Implantes dentários para gestantes e saúde bucal

A gravidez é naturalmente uma fase em que ocorrem mudanças hormonais e muitas mulheres podem apresentar problemas dentários.

Entretanto por uma medida de cuidado com a gestante e o bebê, alguns cuidados são necessários no dentista.

Implantes dentários para gestantes, ir ao dentista e a saúde bucal

Eventualmente uma mulher grávida pode precisar passar por tratamento dentário, inclusive um plano de tratamento de implantes dentários para gestantes. Existe muita dúvida se esse é um procedimento seguro para ser realizado durante a gravidez.

Qual o melhor momento para o tratamento odontológico da gestante?

O mais indicado seria a gestante aguardar o final da gestação para realizar tratamentos dentários mais invasivos, mas se for necessário é possível colocar implantes dentários mediante cuidados especiais com a utilização de anestésicos e medicamentes específicos.

Todos sabemos que é preciso cuidar da saúde dentária em todos os momentos da vida e especialmente durante a gestação os cuidados não devem ser esquecidos.

Colocar um implante dentário ou fazer outros tratamentos dentários durante a gestação é possível para o acompanhamento médico é necessário

Posso fazer uma radiografia rx durante a gravidez ?

Nós sabemos que as radiografias tem efeitos prejudiciais no DNA humano. Por esse motivo devemos evitar ao máximo realizar radiografias durante a gravidez, principalmente até o terceiro mês de gestação.

As radiografias dentárias podem ser feitas preferencialmente após o primeiro trimestre (a paciente utiliza colete de proteção), mesmo assim é bom evitar.

Grávida pode ir ao dentista e tomar anestesia?

As futuras mamães podem realizar tratamentos dentários em qualquer fase da gestação, porém após o segundo trimestre (entre o quarto e sexto mês) é considerado o momento mais adequado.

Grávidas podem tomar remédios prescritos pelo dentista?

Já os medicamentos devem ser evitados em qualquer período da gestação, especialmente no primeiro trimestre, já que as reações tóxicas podem comprometer a saúde da mulher e do feto em formação. A anestesia não possui grandes restrições, mas o dentista precisa ter um grande conhecimento sobre os anestésicos e suas ações.

Gravidas podem fazer tratamento dentário com acompanhamento médico
Gravidas podem fazer tratamento dentário com acompanhamento médico

As grávidas podem apresentar elevação na pressão arterial (eclampsia ou pré-eclampsia), além de ter possibilidade de apresentar hipoglicemia, falta de ar, taquicardia e queda súbita de pressão. Analgésicos precisam ser evitados no começo da gravidez, já que eles estão associados à anemia, e no final pode causar hemorragia no pós-parto.

Drogas anti-ansiedade, sedativos e similares não devem ser ministrados, pois podem atravessar a barreira placentária e afetar o bebê. Antibióticos podem ser administrados se necessário, sendo o mais comum a amoxicilina. Porém sempre com aprovação e acompanhamento do médico responsável.

A paciente grávida deve antes de tudo informar ao seu dentista e ao médico sobre sua condição para que indique os tratamentos e os medicamentos mais adequados para serem utilizados a gravidez. O profissional tem total condição de saber o que pode ou não ser ministrado para não afetar o bebê e colocar a gestação em risco.

Gravidez e odontologia mitos e verdades

Extração de dente na gravidez – Este é um caso que deve ser analisado pelo dentista e obstetra sobre os riscos-benefícios, avaliando principalmente se a extração é um caso de urgência ou então se é um caso que pode aguardar o momento mais adequado.

Grávida pode ir ao dentista fazer canal – da mesma forma, o caso de canal deve ser avaliado sobre o risco-benefício, a urgência do caso ou se pode ser realizado em um momento posterior. Em alguns casos só tratamos a dor inicialmente.

Gravidas pode ir ao dentista fazer limpeza? – Salvo alguma restrição do obstetra, não há restrição para realizar uma limpeza dentária. Inclusive o procedimento é até recomendado para evitar problemas nos dentes e sangramento nas gengivas.

As gravidinhas podem também aproveitar a ida ao dentista para se informar antecipadamente sobre os cuidados com os dentes de leite de seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011