Implante dentário menor evita o enxerto ósseo

Um implante dentário menor podem ser utilizados como uma alternativa aos enxertos ósseos em paciente com pouco volume ósseo vertical. A necessidade desse procedimento acontece quando a pessoa perde um ou mais dentes e fica muito tempo sem nada no local.

O osso se atrofia e dessa forma a reabilitação com implante se torna muito mais difícil pois não há mais osso para colocar o pino.

implante dentario mais fino
Um implante dentario mais fino e menor pode ser usado em alguns casos

Indicação para usar um implante dentário menor

Para resolver a limitação anatômica e fisiológica, podem ser utilizadas as técnicas de enxerto ósseo e de implantes curtos. O benefício desta última é a não utilização de procedimentos mais complexos e dolorosos.

Alguns pacientes pedem para que utilizemos um implante dentário menor ou mais estreito pois tem medo do de fazer implantes.

Porém o tamanho do implante não muda praticamente a cirurgia

Para pacientes que possuem pouca altura óssea, são indicados os implantes vários menores para repor por exemplo todos os dentes de uma arcada. Esse procedimento é principalmente feito para pessoas com tecido ósseo com menor densidade.

A união de implantes dentais múltiplos é utilizada para a reabilitação de próteses dentais sobre implante na região posterior do maxilar para reduzir o risco relacionado à carga e evitar a perda do componente e reduzir os riscos de fadiga do metal.

implante dentario menor
Um implante dentario menor evita lesões em nervos do maxilar

Outros fatores vantajosos do implante dentário menor

Outra vantagem destes implantes é que eles precisam de menor osso remanescente em comparação aos implantes comuns, reduzindo a necessidade de cirurgias para colocação de enxertos ósseos, o reposicionamento de algum dente ou de outros procedimentos mais invasivos.

quando não adianta usar implantes dentais menores

Entre as poucas limitaçôes para implantes menores é a estética, já que quando as próteses são colocadas em cima dos pinos curtos os dentes tendem a ficar mais longos. Trabalhamos com implantes curtos de alta tecnologia fabricados em titânio puro para proporcionar resistência.

Implantes menores também podem não aguentar muita força se a mastigação for forte e se estiverem em sobrecarga podem ser perdidos prematuramente.

Conclusões sobre implantes dentários menores

A utilização de implantes dentários menores é técnica segura desde que bem indicada, além de reduzir o do tempo de tratamento quando comparado a casos com enxertos de osso, sendo também menos traumaticos.

Para definir qual tratamento será utilizado, o dentista precisa avaliar o desejo do paciente e sua condição óssea. Agende uma consulta para saber se você pode receber um implante dentário menor ao invés do enxerto ósseo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011