Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2021%2F06%2Fimplante pilar coroa 50kb

Implante total | Dúvidas frequentes

Veja dúvidas frequentes sobre tratamentos com implante total da arcada

Conheça as principais dúvidas sobre implantes dentários: como é a prótese dentária total, quais são os materiais de composição e quais as diferenças entre eles.

A prótese para implante total de porcelana é mais pesada do que a de prótese de resina?

Muito pouco. A diferença de peso entre uma prótese fixa para implante total de porcelana (25 gramas) e de resina (15 gramas) é insignificante visto que seu funcionamento na boca suporta forças de até 100kg durante a mastigação.

Para desmistificar este tema, criamos um texto somente para esclarecer esta dúvida muito comum entre os pacientes, e para mostrar que a prótese porcelana não é pesada, clique aqui para acessar conteúdo completo.
Os implantes dentarios são projetados para resistir a forças muito grandes produzidas pelos esforços da mastigação, dessa forma, não há com o que se preocupar. O peso da protese dentaria será irrelevante frente à resistência do implante. O implante dentario que irá receber a protese fixa estará pronto para receber quaisquer tipos de proteses dentarias que você escolher.
Atualmente os materiais mais modernos são protocolo em zirconia e protocolo em porcelana sobre implante total.

Qual a diferença entre porcelana e cerâmica?

Ambas são sinônimos. Os dentistas se referem a porcelana e cerâmica indistintamente, no entanto ambos nomes se referem ao mesmo material.

Qual a diferença entre zircônia e porcelana?

O material de composição dessa prótese é a zircônia translúcida. A prótese de zircônia pura, chamada de translúcida, é fabricada em óxido de zircônio de alta translucidez, e sustentada por implantes dentários em um tratamento de implante total.

zircônia é realizada mediante um método de produção extremamente avançado. Com base em moldagem intraoral digital, a prótese de zircônia é planejada em computador e fabricada em impressoras 3D. Ou seja, o disco de zircônia colocado na impressora 3D é fresado no formato do projeto computadorizado.

A estrutura da prótese em zircônia e os dentes formam uma peça única, e por isso ela também é chamada de Zircônia monolítica. A ausência do metal em sua estrutura, é um dos fatores que merece destaque quando comparamos a prótese Zircônia com a prótese chamada de metalo-cerâmica (Porcelana).

Se por um lado temos a barra metálica presente nas próteses metalo-cerâmicas, por outro lado, na zircônia a estrutura possui tonalidade extremamente estética por ser clara, e ainda com resistência superior a qualquer outro material.

Sobre a estrutura de zircônia pode ser aplicada uma camada estética de porcelana para que a prótese fique então com aspectos semelhantes aos dentes naturais (cor, translucidez, textura e brilho).

Veja também este emocionante depoimento de uma paciente que realizou o implante da boca toda.

Quero que minha prótese seja feita só com os dentes e não quero gengiva rosa artificial. É possível?

A escolha sobre ter ou não uma camada de gengiva artificial na prótese não é só uma questão de escolha, mas de necessidade. Por exemplo, no caso do paciente que está sem dentes há muitos anos e que teve muita perda óssea, a gengiva sofre um remodelamento e não pode ser útil para a estética final do tratamento. Por isso, para que seja possível realizar uma prótese sem gengiva, há alguns requisitos que precisam ser verificados.

A gengiva artificial é obrigatória nestes casos, porque ela terá o papel de suporte labial (para evitar que a boca fique murcha), além do que, se nesses casos os arcos gengivais não forem reproduzidos, dessa maneira os dentes da próteses ficariam muitos longos e com aspecto bastante inestético.

Nesse sentido, para que seja possível realizar uma prótese sem gengiva sobre implante total, deve haver o pré-requisito de bastante volume ósseo.

Ficará um vão por debaixo da prótese para implante total?

A prótese é feita para ficar justa na gengiva, de modo a não deixar vão. Existem dentistas que gostam de deixar o espaço bem aberto para permitir melhor limpeza, porém isto vai também favorecer a retenção de alimento. Na clínica odontológica ImplArt procuramos deixar as próteses com poucos espaços para dessa forma impedir acúmulo de resíduos alimentares. Após a conclusão do tratamento, iremos orientar você sobre os retornos periódicos ao dentista, recomendados para todos os pacientes, para acompanhamento e realização de limpeza dental, profilaxia. Além disso, voce será orientado a como fazer a limpeza diária da prótese protocolo.

A prótese para implante total de porcelana faz mais barulho ao mastigar?

Trata-se apenas de outro mito, pois o som produzido por uma prótese de porcelana para implante total é o mesmo de dentes naturais. Portanto, saiba que a prótese em porcelana nas duas arcadas não faz barulho. Se acaso houver algum som aumentado, provavelmente a mordida precisa ser ajustada para que todos os dentes toquem juntos.

Não quero receber essas próteses maiores que se parecem com “dentaduras”, prefiro ter implantes e dentes individuais (ou um a um). É possível?

A escolha sobre ter implantes com dentes individuais não depende somente da vontade do paciente ou do dentista. Esta é uma técnica que exige que o paciente responda a alguns critérios clínicos. Na maioria dos casos não é possível fazer implantes um a um. A avaliação por um implantodontista experiente munido de exames como tomografia computadorizada do paciente, e radiografia panoramica, irá permitir esta tomada de decisão.

A prótese para implante total de porcelana se quebra mais do que a de prótese de resina?

A prótese de porcelana para implante total tem uma estrutura interna de reforço muito mais resistente do que a prótese em resina (veja fotos). Entretanto, se existirem problemas, que são raros, pode haver trincas na porcelana e pequenas fraturas. Por outro lado, as próteses em resina podem apresentar problemas diferentes como destacamento de dentes, desgaste acentuado e mudança de cor.

A prótese para implante total de porcelana prejudica o implante?

Alguns dentistas mais antigos contraindicam a prótese de porcelana para implante total por julgá-las pesadas demais. Porém, estudos recentes comprovaram que a afirmação não é verdadeira e que as próteses fixas para implante total podem ser feitas com muita segurança.

Uso dentadura há muitos anos e gostaria de trocar por uma prótese fixa sobre implantes. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, deve-se passar em uma consulta com a nossa equipe. Durante a consulta, é realizado um exame clínico para avaliar a saúde bucal e uma conversa para conhecer o estado geral de saúde e hábitos de higiene bucal do paciente.

Se necessário, serão solicitados exames complementares, entre eles exames radiológicos para avaliar a espessura óssea das arcadas e se ela é suficiente para dessa forma receber implantes dentários. A troca da dentadura por uma prótese fixa sobre implantes pode trazer mais conforto e segurança para o usuário mastigar, falar e sorrir.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe através de um dos canais abaixo. Saiba que a Clínica Odontológica ImplArt possui um centro de radiologia onde você poderá realizar sua tomografia computadorizada e radiografia panorâmica, para planejamento de sua cirurgia de implantes. Aqui, na clinica dentaria Implart, os pacientes são atendidos com a mais alta tecnologia e com todo conhecimento, para oferecer sempre os melhores resultados técnicos e estéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *