Ortodontia

Posso tratar dores na ATM com aparelho ortodôntico?

 

As ATM’s são as articulações têmporomandibulares localizadas na frente dos ouvidos responsáveis pela junção entre mandíbula e crânio, muito usadas durante a mastigação, bocejo e a fala. Ambas ou uma delas podem sofrer disfunções normalmente causadas por má oclusão dentária, dentes desalinhados ou mal posicionados, ausência de dentes sem reposição com implante dentário, infecções, traumas, doença autoimune, neoplasia ou bruxismo. O diagnóstico de disfunções de ATM pode ser realizado através de exames de imagens, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Alguns dos sintomas ou desconfortos mais comuns que podem estar relacionados com disfunção de ATM são:

 

  • Dores (articulação, musculo facial, cabeça, ouvido ou pescoço);

  • Estalos ou barulho na frente do ouvido

  • Sensação de travamento ou como se a mandíbula tivesse soltando

  • Dificuldade para abrir bem a boca

  • Vertigem ou tontura

  • Problema de oclusão dentária

  • Bruxismo

  • Desvio do queixo

  • Zumbido no ouvido

 

As causas das disfunções de ATM são variadas, e, portanto o tratamento é diferenciado para cada uma delas. O controle das dores relacionadas a esse problema é fundamental para devolver a qualidade de vida ao paciente, mas nem sempre representa uma solução definitiva. É importante realizar um bom diagnóstico do que causou ou esta causando a disfunção da ATM para iniciar o tratamento adequado.

 

Leia mais sobre a importância de uma boa oclusão.

 

O paciente pode ficar com duvidas se o uso de aparelho ortodôntico é capaz de solucionar sozinho o problema, mas na maioria das vezes ele não é um tratamento indicado isoladamente. Normalmente o aparelho só é utilizado para correção dos problemas que surgiram provenientes da disfunção das articulações, como o desalinhamento dos dentes, mordida aberta, mordida cruzada e má oclusão, mas não para corrigir a causa da disfunção. Portanto, o aparelho ortodôntico tem papel importante na correção estética e funcional, ajudando a paralisar a deterioração das estruturas que compõem as articulações, mas ainda assim não é aplicável a todos os casos de disfunção de ATM.

Vale ressaltar que o tratamento de disfunções de ATM pode ser complexo e envolver o trabalho conjunto de diferentes especialidades odontológicas, médicas e terapêuticas, como ortodontistas, cirurgião buco maxilo facial, implantodontista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neurologista, etc. É importante que, na percepção de qualquer um desses sintomas de disfunção de ATM, você procure nossa equipe para realizar o correto diagnóstico e se for preciso, iniciar o tratamento o quanto antes para evitar problemas mais sérios no futuro. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

 

11 3262-4750

WhatsApp  11 99598-1866

Fale Conosco  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Skype clinica_implart

Facebook  ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

Instagram  ClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: dores na ATM, aparelho ortodôntico, articulações têmporomandibulares, mandíbula, mastigação, má oclusão dentária, dentes desalinhados, ausência de dentes, implante dentário, bruxismo, disfunções de ATM,  tomografia computadorizada, oclusão dentária, desvio do queixo, zumbido no ouvido, a importância de uma boa oclusão, mordida aberta, mordida cruzada, estética, funcional, especialidades odontológicas, ortodontistas, cirurgião buco maxilo facial, implantodontista.

 

logo_branco_9.png

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - cj. 1405
Bela Vista - São Paulo/SP   CEP 01321-000

Tel.: +55 (11) 3262-4750 
WhatsApp.: +55 11 99598-1866


Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian 

CRO SP 73.583

Pesquisar

Pesquisar