Skip to main content
aparelho ortodontico alinhador transparente invisalign 50kb f26e4c23

Alinhador transparente – aparelho sem peças coladas aos dentes

O alinhador transparente é uma moderna opção em tratamentos ortodônticos. Por ser transparente, é muito mais discreto e quase imperceptível. Diferente dos aparelhos ortodônticos fixos convencionais, os alinhadores transparentes têm formato de placas e não possuem bráquetes, fio metálico e borrachinhas coloridas. O tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes consiste no uso sequencial de diferentes placas, com pequenos ajustes em cada uma delas.

Além disso, tem papel fundamental na reabilitação oral quando houve perda dentária. Pois, quando há perdas dentárias não repostas imediatamente com implantes dentarios os dentes próximos tendem a se movimentar, ocupando lugar do dente extraído. Com isso, antes do paciente poder receber o implante, deve-se “fazer espaço”, movimentando os dentes para a posição original a fim de que o local possa receber o implante dentario. E isso é realizado com o aparelho ortodôntico.

Por isso, em caso de perda dental o ideal é repor o dente perdido com implante dentario o mais breve possível.

Como funciona o aparelho alinhador sem peças coladas

O paciente fica cerca de 2 semanas com cada placa e a movimentação dentária acontece progressivamente até que se chegue na posição ideal. As placas alinhadoras são confeccionadas de forma personalizada para cada paciente, com base em um molde digital retirado dos dentes através de um scanner intraoral e em um planejamento computadorizado.

Nesse planejamento, a movimentação dentária pode ser previamente simulada com imagens tridimensionais e o paciente pode acompanhar a evolução do tratamento. Algumas vezes os alinhadores precisam de acessórios como resinas coladas no dente ou mini implante dentário para guiar o tratamento.

Trabalhamos com alinhadores nacionais e alinhadores importados dos Estados Unidos – Invisalign

Documentação Digital

A documentação para este modelo de aparelho ortodôntico é um conjunto de exames e fotografias utilizados para o planejamento digital do tratamento ortodôntico com alinhador transparente. A documentação ortodôntica 3D para o tratamento com alinhadores transparentes é composta principalmente por:

Radiografia Panorâmica

Exame radiológico digital que possibilita visualização dos dentes e estruturas ósseas.

Telerradiograria lateral

Exame radiológico que permite análises dos traçados cefalométricos. Os exames radiológicos permitem diagnosticar problemas de oclusão, ausências dentárias, dentes irrompidos, bem como as estruturas ósseas da face.

Escaneamento intraoral

Uma câmera de alta precisão escaneia os dentes e gengivas e então cria um molde 3D das arcadas. Reproduz dessa forma, na tela do computador, os detalhes como a cor e formato dos dentes e a oclusão dentária.

Fotos extraorais e intraorais – fotografias faciais e intraorais. documentação ortodôntica digital

A documentação, junto com um questionário padrão preenchido, é enviada para a fábrica responsável pela confecção das placas alinhadoras transparentes. Então todas as imagens do paciente são inseridas em um software para realização do planejamento virtual do desenho de dente e da movimentação dos dentes.

Aprovado o tratamento, a fabrica da Invisalign confecciona uma série de placas alinhadoras personalizadas para que o paciente use-as de forma sequencial. As placas devem ser utilizadas 24 horas por dia e retiradas apenas para alimentação bem como higienização bucal. Consulte-nos sobre o melhor modelo, valor e preço.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *