sorriso gengival

 

O sorriso gengival caracteriza-se por um desequilíbrio de proporção visual entre dentes e gengiva. A pessoa com sorriso gengival é aquela que mostra demasiadamente a gengiva quando sorri. Apesar de o sorriso gengival não trazer prejuízo algum para a saúde, ele pode ser considerado uma condição inestética para algumas pessoas justamente pela falta de harmonia do sorriso.
 
O portador de sorriso gengival pode se sentir retraído para sorrir, ter problemas de autoestima e ficar socialmente acanhado. Por esse motivo, o tratamento para correção do sorriso gengival é amplamente procurado e é capaz de transformar a vida de uma pessoa.
 
As causas mais comuns do sorriso gengival são:

 

  • Características de hereditariedade, como a face alongada, formato ósseo da face e arcadas, etc.
  • Lábio superior curto 
  • Problemas no processo da erupção dentária 
  • Freio labial denso 
  • Musculatura facial desequilibrada
  • Excesso de tecido gengival sobre a coroa dentária 
  • Inflamação gengival
  • Tratamento ortodôntico mal conduzido
 
Tratamentos
O tratamento do sorriso gengival depende do grau e causa. Cada caso é avaliado individualmente. Em casos mais leves, essa condição pode ser facilmente solucionada com a técnica da Gengivectomia, que consiste na retirada cirúrgica do excesso de tecido gengival sobre os dentes. A cirurgia é realizada com anestesia local e a recuperação é relativamente tranquila. A cicatrização ocorre normalmente entre 7 e 14 dias, e a colaboração do paciente nesse período é bastante importante.Também pode ser feito o recontorno dos dentes com resina para torná-los mais proporcionais em relação ao tamanho da gengiva.
Em alguns casos, a toxina botulínica pode ser indicada para diminuir a contração muscular e reduzir a exposição da gengiva quando o paciente sorri. A aplicação da toxina precisa ser repetida periodicamente para manutenção do efeito.

 

Apenas em casos em que o sorriso gengival é causado por problemas ósseos (considerado mais complicado), além da gengivectomia também pode ser necessário realizar cirurgia ortognática.
 
sorriso gengival gengivectomia
Exemplo de tratamento: 1-Aspecto do sorriso gengival e dentes curtos, 2-Aspecto após uma gengivectomia e recontorno dos dentes com resina.
 
Agende uma consulta e conheça a ImplArt Odontologia e a nossa equipe especializada. Ficaremos felizes em atendê-lo!

 

11 3262-4750

WhatsApp11 99598-1866

Fale Conosco [email protected]

Skypeclinica_implart

FacebookImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter  @implart

InstagramClinicaImplart

 

 

Palavras-chave: sorriso gengival, gengivas, dentes, estética do sorriso, gengivectomia, tecido gengival, resina, ortognática, equipe especializada, coroa dentaria.

 


IMPLANTE DENTAL FB

 

 

 

Estética Dental

Implante Dentário