Tratamentos para diastemas

Ter um sorriso bonito, bem cuidado e  que ajude na composição da aparência é o desejo da maioria das pessoas, mas alguns problemas podem atrapalhar esse objetivo. Má higiene bucal, ficar muito tempo sem ir ao dentista são algumas ações que ajudam a deixar o sorriso descuidado. Por outro lado, existem situações em que o paciente não depende só de sua boa vontade para manter o sorriso em dia e esse é o caso do diastema.

Apesar do nome diferente, ele é caracterizado como um espaço entre os dentes ou a ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos. Esse problema pode acontecer em qualquer parte da arcada dentária, superior ou inferior. Mas, o local mais comum é entre os incisivos centrais superiores, os dois dentes da frente da parte de cima. Os diastemas podem ser: fisiológicos, patológicos (localizados ou generealizados) ou provocados devido a disjunção palatal.

O problema não afeta diretamente as atividades do paciente. A mastigação não é afetada e a arcada não deve sofrer com complicações no futuro. A decisão de tratar ou não o diastema normalmente vêm por alguma situação estética ou psicológica. O diastema pode aparecer durante a dentição decídua, nascimento dos dentes, com espaços generalizados. Na dentição mista, a situação também pode acontecer, mas na maioria dos casos, cerca de 82%, o fechamento é espontâneo e não é preciso intervir.

Existem diversas opções de tratamento para o problema e cada caso necessita de um diagnóstico específico.O tratamento ortodôntico pode ser utilizado para diastemas maiores que 3 mm. Facetas laminadas em cerâmica, fechamento por meio de coroas de porcelana, fechamento com resina composta para diastemas entre 0,5 e 3 mm. Também é possível optar por: combinação com facetas diretas de resina composta para dentes desalinhados, mudança de cor ou dentes mais alongados ou uma combinação com gengivectomia e gengivoplastia quando é preciso alongar a coroa dos dentes.

Palavras-chave: diastemas, dentes, sorriso, arcada dentária, tratamento, dentista, espaços, dentição mista, dentição decídua


Compartilhe esta página

Nossas Instalações

hecer a Clínica ImplArt

Estética Dental

Implante Dentário